Variedades de abacaxis são lançadas no Triângulo Mineiro
O lançamento de duas novas cultivares de abacaxi, BRS Sol Bahia e BRS Diamante, e a realização do 3° Concurso Regional de Qualidade dos Cafés movimentam nesta semana o setor agropecuário da região do Triângulo Mineiro.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promovem nesta terça-feira (11) o Dia de Campo para o lançamento das duas novas cultivares. O evento será realizado na Fazenda Agrícola Boa Vista, no distrito de Aparecida de Minas, em Frutal, a partir das 12 horas.
Palestras sobre as características dos novos frutos e processo de certificação, visitas às propriedades experimentais, onde ocorrerá as análises sensorial e gustativa das novas variedades estão entre as atividades do Dia de Campo.
Frutal é o maior produtor de abacaxi do Estado e o quinto maior do Brasil. Mais de 200 produtores se dedicam à atividade, cultivando principalmente as variedades Pérola e o Smooth Cayenne (havaiano).
Eficiência e inovação
O gerente Regional da Emater-MG, Diego César Veloso Rezende, destaca a importância da assistência técnica e da extensão rural para o melhoramento da produção e da valorização da fruticultura na região. “Por meio da difusão de tecnologias e da capacitação dos produtores, a empresa estimula práticas mais eficientes e inovadoras no campo, reafirmando seu papel como agente de inovação e sustentabilidade”, diz.
“As cultivares BRS Sol Bahia e BRS Diamante foram desenvolvidas pela Embrapa, apresentam alto potencial produtivo e se destacam pela resistência à fusariose, principal praga que afeta as lavouras da fruta, possibilitando a diminuição nos custos de produção,” explica o coordenador técnico estadual de fruticultura da Emater-MG, Deny Sanábio.
Os extensionistas da Emater-MG em Frutal, Luis Guilherme Brunhara Postali e Alexandre Luiz Neves, contam que a Embrapa possui cinco campos experimentais em diferentes estados do Brasil e o de Frutal é o mais avançado, por isso a escolha do município para o lançamento.
“A Embrapa nos procurou, em 2018, para indicar um produtor que aceitasse fazer o teste com as novas cultivares. Observamos que apesar de estarem próximos às frutas atacadas pela fusariose, os talhões das novas variedades não sofreram com o problema e o melhor, sem a necessidade de fungicida”, relata.
Após o lançamento, o produtor responsável pela unidade demonstrativa poderá comercializar as cultivares. O Dia de Campo conta com a parceria da Prefeitura e Câmara de Vereadores de Frutal, Cooperativa dos Produtores Rurais de Aparecida de Minas (Coopercisco), Sebrae, Sicredi e Sicoob.
Concurso
Nesta quinta-feira (13), o município de Pratinha é palco da 3ª edição do Concurso Regional de Qualidade dos Cafés. A seleção acontece a partir das 8 horas, no Clube Social Jesus Gonçalves. Mais de 50 amostras disputam a premiação.
“O grande campeão representará todo o potencial, a tradição e a diversidade da nossa cafeicultura regional”, destaca Diego Rezende. O evento é promovido pela Emater-MG, Prefeitura de Pratinha, Sicredi e Magnelson com o apoio de várias entidades. (Com informações da Seapa-MG/Emater-MG)
Ouça a rádio de Minas