Ana Sanches é a nova presidente da Anglo American no Brasil

Ela deixa o cargo de diretora financeira das divisões Técnica, Sustentabilidade, Projetos e Desenvolvimento na sede global da Anglo American

6 de dezembro de 2023 às 20h13

img
Ana Sanches é mineira e já trabalha na mineradora há 11 anos | Créditos: Ronaldo Guimarães / Anglo American

A mineradora Anglo American Brasil tem uma nova presidente, a executiva Ana Sanches. A executiva ocupava a posição de diretora financeira das divisões Técnica, Sustentabilidade, Projetos e Desenvolvimento na sede global da companhia, em Londres, antes de assumir oficialmente o novo cargo nessa terça-feira (05).

Ana Sanches será responsável por comandar os negócios de minério de ferro (Minas-Rio), em Minas Gerais e Rio de Janeiro, e de níquel (Codemin e Barro Alto), no estado de Goiás.

Ela garante que a empresa seguirá focada rumo a uma transformação do setor mineral, em busca de processos operacionais ainda mais eficazes, inovadores e seguros. “Esperamos ser cada vez melhores nas relações com as comunidades e ainda mais responsáveis com a preservação ambiental, sempre pautados por nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, ressalta.

A nova presidente da Anglo American no Brasil retornou ao País no início de novembro como parte do plano de transição junto ao executivo Wilfred Bruijn, que deixou o posto em vista de um novo ciclo profissional. Ela nasceu em Minas Gerais e já está há 11 anos na mineradora, tendo trabalhado na área financeira por nove anos no Brasil e por dois anos e meio na Inglaterra.

Quanto à sustentabilidade, Ana Sanches destaca a importância do Plano de Mineração Sustentável, que guia as ações da empresa nos pilares ambiental, social e governança. “Temos a meta de reduzir 30% da emissão de gases do efeito estufa em nossas plantas operacionais, até 2030”, afirma.

Ela também relata que a empresa realizou algumas assinaturas de contratos de compra e de autoprodução de eletricidade. “O que possibilitou uma matriz de energia elétrica 100% renovável nas operações do Brasil”, completa.

Sobre os desafios de assumir a nova função, a nova CEO destacou os negócios de minério de ferro e níquel que ocupam um papel estratégico na empresa, operacional e financeiramente.

Ela também celebrou os 50 anos de história da companhia no Brasil. “Orgulhosos do nosso passado e atentos aos desafios do presente e do futuro, manteremos o compromisso de desenvolver uma mineração responsável, de alta performance e com resultados sustentáveis. Tudo isso com a dedicação e o empenho de todos os nossos empregados e parceiros, e em alinhamento ao planejamento estratégico da empresa globalmente e aqui no Brasil”, declara.

Vale ressaltar que a Anglo American gera cerca de 12 mil empregos, entre diretos e terceiros, e planeja investir, aproximadamente, R$ 12 bilhões no País até 2027.

Ana Sanches, nova CEO da Anglo American no Brasil
Crédito: Anglo American / Divulgação

Sobre Ana Sanches

A nova presidente da Anglo American no Brasil, Ana Sanches, é graduada em Economia pela UFMG e Ciências Contábeis pela Fumec, e possui 26 anos de experiência em finanças, auditoria, planejamento estratégico e desenvolvimento de novos negócios. Além disso, ela tem MBA em Finanças pelo Ibmec e Educação Executiva pela Harvard Business School, Columbia University e London School of Economics.

Antes de ingressar na mineradora em 2012, Ana Sanches trabalhou por oito anos como auditora externa na Arthur Andersen e na Deloitte. Ela foi responsável por projetos de auditoria em grandes empresas brasileiras e multinacionais. Entre os anos de 2006 a 2012, trabalhou na Holcim, empresa da indústria de cimento, como controller das operações no Brasil.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail