Economia

Aplicativo da CertifiCafé desburocratiza certificação das produções

Aplicativo da CertifiCafé desburocratiza certificação das produções
A rentabilidade dos produtores aumenta junto com a melhoria da qualidade do café, ressalta Vanusia Nogueira | Crédito: Divulgação

Certificar a produção é um caminho para agregar valor, atestar as boas práticas e ingressar em mercados mais exigentes. Normalmente, o acesso às certificações fica mais restrito aos grandes produtores, uma vez que o processo é oneroso e burocrático. Em Minas Gerais, a startup CertifiCafé desenvolveu uma tecnologia que desburocratiza o processo, tornando-o mais acessível aos pequenos e médios cafeicultores. 

Utilizando um aplicativo, é possível fazer um diagnóstico da propriedade e apontar as melhorias necessárias, estimativa de custo e tempo necessário para as adaptações. Com isso, produtores familiares de café têm conseguido certificações que antes eram acessíveis apenas para os grandes produtores. 
Com o sucesso, a CertifiCafé pretende expandir para a certificação de outras culturas, o que será viabilizado pela parceria com a NovoAgro Ventures. Ainda neste ano será realizada uma rodada para captação de investidores.

Leia a matéria completa na próxima edição do Diário do Comércio

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas