Economia

Bahamas quer dobrar faturamento até 2026 e chegar a R$ 8 bilhões

Somente para 2024 está prevista a abertura de oito novas lojas e a expansão do Centro de Distribuição de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, que será triplicado
Bahamas quer dobrar faturamento até 2026 e chegar a R$ 8 bilhões
Planejamento do grupo é investir R$ 170 milhões em novas lojas e na ampliação do Centro de Distribuição em Uberlândia neste ano | Crédito: Diogo Albino

Com 40 anos de mercado, o grupo mineiro Bahamas, que atua no setor supermercadista, tem a meta de dobrar o faturamento até 2026, de acordo com o CEO do grupo, Jovino Campos, em entrevista ao DIÁRIO DO COMÉRCIO. A expectativa é passar de R$ 4 bilhões para R$ 8 bilhões. Para isso, a previsão, em 2024, é investir, pelo menos, R$ 170 milhões.

Somente para 2024 está prevista a abertura de oito novas lojas e a expansão do Centro de Distribuição de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, que será triplicado. Haverá ainda a abertura de diversas lojas da nova bandeira, o Baha&Pets, consolidação das unidades abertas no final de 2023 e implantação de novas estratégias comerciais.

Hoje, o Grupo Bahamas conta com 77 lojas instaladas em Minas Gerais e cerca de 10 mil colaboradores. Do total de lojas, 50 estão na Zona da Mata e 27 no Triângulo. São 39 lojas de varejo e 38 de atacarejo. O Bahamas está entre as 20 maiores redes supermercadistas do Brasil.

“No ano de 2023, quando completamos 40 anos de história, anunciamos publicamente uma ousada meta de crescer, em 4 anos, o que crescemos nas últimas quatro décadas. Há muitos desafios para cumprir este objetivo, mas estamos trabalhando arduamente para alcançá-lo”, explicou o CEO do Grupo Bahamas.

Estimativa é retomar ritmo de crescimento do faturamento do Bahamas

Conforme Campos, o faturamento do Bahamas vem crescendo ao longo dos últimos anos. Em 2023, a meta de crescimento ficou abaixo do esperado, mas a estimativa é retomar o ritmo e crescer dois dígitos em 2024.

“Podemos dizer que 2023 foi um ano atípico para todo o setor supermercadista, com resultados aquém do previsto. Ainda assim, crescemos 6,73% e temos uma expectativa de crescer a duplo dígito agora em 2024. Isso ocorrerá através da consolidação nas vendas das lojas abertas no fim do ano passado, abertura de novas lojas em 2024 e com a criação de uma nova bandeira, o Baha&Pets, além de novas estratégias comerciais”.

Bahamas investe na expansão da rede de lojas e na diversificação

Para conseguir dobrar o faturamento até 2026, o Grupo Bahamas vai apostar no mercado de pets e jardim. Segundo Campos, o setor está em pleno desenvolvimento e com espaço para crescer.

“Estabelecemos um cronograma de grandes ações para alcançarmos a nossa meta de faturamento. Entre elas, podemos destacar a abertura do Baha&Pet. O setor pet e garden está em ascensão em todo o País e ainda com muita margem de crescimento, principalmente nas regiões onde o Bahamas atua. Então, a criação de uma rede de lojas desta bandeira faz parte destas ações em busca de dobrar o faturamento até 2026”.

Também é meta a abertura de novas lojas das bandeiras Bahamas Mix em posições estratégicas, tanto na Zona da Mata como no Triângulo de Minas Gerais.

Em 2024, conforme Campos, serão ao menos mais oito lojas com a bandeira Bahamas Mix nas regiões da Zona da Mata e Triângulo de Minas Gerais. Também está prevista a abertura de diversas lojas da nova bandeira Baha&Pet nestas mesmas regiões.

“O investimento previsto é de no mínimo de R$ 100 milhões em 2024”, disse.

Campos ressalta ainda que além da abertura de novas lojas, Bahamas segue negociando novos contratos com os fornecedores, buscando benefícios recíprocos nas operações e transferindo aos consumidores preços sempre mais justos e atendimento de qualidade.

“Continuamos buscando uma maior aproximação com a Indústria (através de JBP) gerando melhores negócios, fortalecimento da Marca Própria, gerando maior eficiência e resultados na nossa operação”.

Centro de Distribuição do Bahamas em Uberlândia será triplicado

Para permitir o crescimento do faturamento do grupo, o Bahamas está investindo cerca de R$ 70 milhões no Centro de Distribuição (CD) localizado em Uberlândia, na região do Triângulo.

Hoje, a estrutura conta com 12.000 metros quadrados e o objetivo é chegar a 36.000 metros quadrados até o final do ano. Assim, estão previstos investimentos em torno de R$ 50 milhões na construção e em torno de R$ 20 milhões em equipamentos.

“Desde final de 2022 estamos contando com um novo centro de distribuição no Triângulo Mineiro, localizado na cidade de Uberlândia. Estrutura esta que deve triplicar de tamanho este ano. Possibilitando, assim, uma expansão mais rápida na regional. Estamos estruturando a logística para termos uma operação mais dinâmica, que responda rapidamente às necessidades das lojas, contribuindo para o crescimento e colocando os produtos certos no momento certo”.

Cenário econômico, renda e concorrência são desafios

Com o projeto de dobrar o faturamento até 2026, o CEO do Grupo Bahamas, Jovino Campos, explica que o setor enfrenta muitos desafios. Mas, as expectativas estão mais favoráveis para 2024.

“São muitos os desafios, dentro e fora do nosso setor. O mercado supermercadista é diretamente impactado pelo cenário econômico e o poder de compra das famílias brasileiras. Neste aspecto, há uma perspectiva de melhora em 2024, de acordo com as projeções dos principais analistas do País”.

Conforme Campos, o desafio constante do setor é se manter competitivo frente à concorrência, que se amplia a cada dia.

“Neste caso, confiamos muito em nossos diferenciais, que são localização, diversos modelos de lojas, preço justo e a boa experiência de compra atrelada ao nosso atendimento diferenciado. Então, esta competitividade também virá do forte controle de custos, da incansável revisão de processos e a busca por tecnologias que possam melhorar nossas operações gerando melhores resultados”, explicou.

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