Cervejarias viram atração turística
21 de julho de 2018
Para conhecer Belo Horizonte, diversas empresas de turismo oferecem tours pela cidade focando nos pontos mais atrativos como o circuito cultural da Praça da Liberdade e a Pampulha. Vale até estender um pouco mais a rota e ir para Inhotim, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ou mesmo para as cidades históricas mais próximas. Mas o que tem aguçado cada vez mais a curiosidade dos turistas e dos próprios moradores da Capital são as cervejas artesanais: Quem produz? De onde vêm? Como são feitas? Para onde vão? Estas e outras questões podem ser esclarecidas durante visitações guiadas pelas cervejarias da cidade e seu entorno, com direito à degustação e souvenirs. A tendência ainda é novidade entre as agências de turismo, mas muitas cervejarias mineiras já oferecem este serviço há algum tempo. Trata-se de uma espécie de tour cervejeiro, que imerge o visitante na produção da cerveja artesanal, oferecendo informações sobre o processo e os caminhos que os insumos fazem na fábrica até se transformarem na bebida mais apreciada pelos brasileiros. Mais do que aumentar o faturamento, as visitas servem principalmente para fidelizar os clientes e aproximá-los dos empresários do ramo. É o que observa um dos sócios da Krug Bier, Herwig Gangl. “Durante a visitação sempre tem um sócio acompanhando, porque é importante termos este contato com o cliente, saber a opinião dele, como os nossos produtos são aceitos”, conta. A visitação na fábrica da cervejaria, localizada no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, acontece aos sábados ao valor de R$ 60, que dá direito à degustação dos seis tipos de chope da marca e de salsichas alemãs. A procura pelo serviço parte principalmente de agências de turismo motivadas pela demanda de seus clientes que querem conhecer as cervejarias artesanais. Segundo Gangl, o espaço recebe também muitos grupos de trabalho e de amigos de faculdade de Belo Horizonte, além de visitantes oriundos de outros estados e também de outras nacionalidades. Para oferecer o tour, que já acontece há três anos, foi preciso um investimento mínimo para adequar a sala de degustação. A próxima meta da empresa é aumentar sua capacidade de produção dos atuais 200 mil litros de cerveja por mês, para 250 mil/mês. Fidelização – Já a cervejaria Backer, localizada no bairro Olhos DÁgua, na região Oeste da Capital, percebeu um aumento palpável no faturamento desde que passou a oferecer a visita guiada em 2014, não pelo serviço necessariamente, que rende um incremento praticamente irrelevante no caixa da empresa, mas por causa da fidelização dos clientes. “Houve um aumento no faturamento de 15% a 20% porque os visitantes costumam permanecer no restaurante após o passeio. Percebemos que este passeio na cervejaria atrai muitos turistas e moradores de Belo Horizonte que, até então, não tiveram a oportunidade de conhecer o processo de fabricação da cerveja”, comenta a gerente de Marketing e Eventos da Backer, Tatiana Paro. Efeito das visitas para a Backer é uma maior fidelização da clientela e melhora na receita A demanda é tanta que a cervejaria passou a fazer o tour somente com agendamento prévio. “As visitas são marcadas com antecedência por telefone e acontecem aos sábados. Em casos de grupos corporativos, de empresas, há a possibilidade de visitação noturna, desde que seja agendada com ainda mais antecedência. Cada visitação tem capacidade para 25 pessoas, dura uma hora e 20 minutos e, após conhecer todos os processos pelos quais os insumos passam, há uma degustação onde o visitante conhece os seis rótulos da marca, sendo o sexto tirado direto do tanque”, conta. O valor por pessoa é R$ 40. Para a implementação do serviço a empresa investiu R$ 1 milhão na época, pois foi feita uma reforma na fábrica, mudança na planta e contratação de um bier sommelier para as visitas guiadas. HOFBRÄUHAUS TERÁ VISITAS GUIADAS A tradicional cervejaria alemã Hofbräuhaus, que tem sua única unidade latino-americana em Belo Horizonte, na avenida do Contorno, vai começar a testar as visitas em seu espaço neste sábado (21). A princípio, a ideia é que se faça o tour pelo estabelecimento em um sábado por mês. O valor de R$ 60 por cerca de uma hora de visita dá direito a conhecer os processos de produção e degustar as bebidas. “Trata-se de um projeto que desenvolvemos para oferecer uma experiência diferenciada. A ideia é que o visitante entenda um pouco sobre o processo e as tecnologias que aplicamos, como a técnica austríaca de porcionamento. Ao final da visita, a pessoa vai experimentar a técnica tirando a sua própria cerveja. Também vamos falar um pouquinho da história da Hofbräuhaus e mostrar as diferenças entre as cervejas, o que o cliente deve procurar em cada cerveja que toma, as nuances, etc”, explica um dos sócios, Bruno Vinhas. Ele também conta que o investimento aplicado no projeto foi mínimo. “Na verdade, foi um investimento mais de tempo do que dinheiro”, comenta. Ainda sem projeção de faturamento com as visitas guiadas, a ideia é reafirmar a marca como autoridade no assunto. “O intuito da visita é mais educacional e menos pensando no faturamento. É, na verdade, uma forma de nos colocarmos no mercado e isso é bom para a visibilidade da casa”, conclui. PAMPULHA TURISMO OFERECE ROTEIRO POR FÁBRICAS NA RMBH Percebendo a demanda cada vez maior do público que vem à cidade para eventos corporativos ou congressos e deseja conhecer o já consolidado circuito cervejeiro de Belo Horizonte, a agência Pampulha Turismo passou a oferecer o tour em abril deste ano e deve manter o serviço em seu catálogo. A empresa vai realizar um passeio por mês, sempre aos sábados, incluindo três ou quatro cervejarias no roteiro e variando as marcas para que um mesmo visitante possa fazer o passeio mais de uma vez e encontrar sempre novidades. “Oferecemos cerca de dois litros de cerveja para degustação ao longo das visitas, e disponibilizamos no veículo uma geladeira com as cervejas da Loba para que os visitantes já possam começar a degustar no caminho. Incluímos no roteiro um bate-papo com mestres cervejeiros para que as pessoas conheçam as histórias das cervejarias e curiosidades. O trajeto é feito em van ou micro-ônibus, dependendo do número de visitantes, e o passeio inclui tira-gostos, um almoço em uma das cervejarias e um kit de cervejas”, explica o diretor da agência, Peter Mangabeira. Mangabeira explica que ao longo das visitas são oferecidos 2 litros de cerveja para degustação Além de tornar o tour cervejeiro um serviço único para os turistas, cobrindo não apenas um estabelecimento, mas cervejarias variadas, o passeio também é uma forma de solucionar um problema de logística dos moradores de Belo Horizonte, já que boa parte das cervejarias fica em Nova Lima. Com o próprio veículo, seria inviável realizar toda a visitação oferecida pela agência e participar das degustações tendo que dirigir depois para voltar à Capital. As marcas já fechadas com a empresa e que abriram as portas para a visitação são a Hofbräuhaus, que é também o ponto de embarque e desembarque, a Backer, a Kud, a Koala, a Verace, a Vinil e a Krug. As negociações seguem com outras cervejarias para abrir ainda mais o leque de opções no tour cervejeiro. O valor do passeio vai de R$ 170 a R$ 220, dependendo do número de estabelecimentos visitados. O próximo tour acontece pela agência no mês de agosto. Em breve, a empresa deve estender o passeio cervejeiro a moradores do interior, de cidades localizadas a um raio de cerca de 200 km da Capital. Por se tratar de uma agência de turismo que já conta com os veículos para os passeios, o investimento necessário também foi mínimo e o retorno financeiro ainda não é factível, visto que o serviço começou há apenas quatro meses. “Não estamos pensando no lucro agora, estamos mais interessados em deixar claro que Belo Horizonte tem um grande potencial turístico neste segmento, que as cervejarias são de fato uma marca da cidade e que isso merece ser explorado”, conclui Mangabeira. Roteiro da agência inclui entre três e quatro cervejarias

O Diário do Comércio está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!
Comentários
Conteúdo Relacionado
Mercado Imobiliário
05/12/23
Entrevista
05/12/23
Fruticultura
05/12/23
UFMG
04/12/23
Neutralidade Climática
04/12/23
Inflação
04/12/23
Setor Farmacêutico
04/12/23
Supermercados
04/12/23
Quebra de Decoro
04/12/23
Setor Aéreo
04/12/23
Fim de Ano
04/12/23
Indústria
04/12/23
Mineração
04/12/23
Hotelaria
02/12/23
Vale do Jequitinhonha
05/12/23