Economia

Confira o que abre e fecha em BH no feriado da Proclamação da República

Data é considerada feriado nacional, que, neste ano, será em uma terça-feira, permitindo que várias empresas prolonguem os dias de descanso
Confira o que abre e fecha em BH no feriado da Proclamação da República
Feriado prolongado é oportunidade para conhecer espaços tradicionais da Capital |Crédito: Divulgação

No dia 15 de novembro, é comemorada no País a Proclamação da República. A data é considerada feriado nacional, que, neste ano, será em uma terça-feira, permitindo que várias empresas prolonguem os dias de descanso aos trabalhadores. Portanto, o momento é de aproveitar e se divertir. Confira a lista que o DC preparou do que abre e fecha em Belo Horizonte e o que vai emendar para se programar!

Bancos 

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os bancos não abrirão na terça-feira (15). Entretanto, nos dias 14 e 16 o atendimento será normal em todas as cidades que não tiverem feriado municipal. 

Já os aplicativos de banco ficarão disponíveis normalmente, assim como as áreas de autoatendimento e caixas 24h. 

Comércio

A abertura dos comércios no dia 15 é facultativo, ficando a decisão para os donos das lojas, mas com algumas regras da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) a ser cumpridas, como: jornada de 8h e se houver hora extra o adicional de 70%; uma folga compensatória em até 60 dias; e fornecimento de vale-transporte. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Os shoppings funcionarão no horário das 14 horas às 20 horas, exceto os shoppings Cidade, Norte e Anchieta Garden, que deverão seguir o horário das 10 horas às 16 horas.

Transporte e Limpeza urbana

O transporte funcionará normalmente dia 14, mas no dia 15 será utilizado o quadro de horários de domingo – feriado. O DIÁRIO DO COMÉRCIO recomenda, no caso de dúvidas, que você cheque no Google Maps, no app Moovit ou no site da BHTrans. 

No dia 15, apenas a coleta seletiva estará suspensa. A coleta de resíduos domiciliares será realizada normalmente e as Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) estarão abertas. 

Prefeitura 

O Zoológico, Jardim Botânico e Aquário do Rio São Francisco estarão fechados no dia 14, mas abertos das 8h às 17h (entrada até às 16h) no dia 15. 

Os Parques da Pampulha, das Mangabeiras e da Serra do Curral também abrirão dia 15, das 8h às 17h (entrada permitida até 16h).

Os Cemitérios da Paz, da Saudade, da Consolação, do Bonfim e Capela Velório do Barreiro estarão funcionando das 7h às 17h.

Os Museus Casa Kubitschek, da Imagem e do Som, da Moda e Abílio Barreto estarão fechados nos dias 14 e 15. Você pode conferir a programação de outros museus e teatros aqui

Saúde 

Os centros de saúde não funcionam no dia 15 de novembro, mas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Hospital Metropolitano Odilon Behrens, a Central de Internação, o Samu, o Serviço de urgência Psiquiátrica Noturno, os Centros de Referência em Saúde Mental e os laboratórios das UPAs funcionam normalmente 24h por dia.

Para mais informações do que abre e fecha dos órgãos da Prefeitura de Belo Horizonte, clique aqui.  

*Estagiária sob supervisão da edição.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas