Dia da Consciência Negra movimenta agenda na RMBH; veja programação!

O Dia da Consciência Negra é comemorado neste domingo (20). Com isso, o fim de semana marca o ponto alto da causa na região metropolitana da capital mineira. Em Belo Horizonte, vários eventos gratuitos e abertos ao público acontecem para fomentar o diálogo sobre o tema com toda a população.
A programação traz inúmeras atrações com diferentes linguagens artísticas, promovendo a arte e a cultura negra na cidade, além de refletir a pluralidade da cultura e das artes negras que são produzidas na própria capital mineira. Entre as atividades estão presentes as artes visuais, literatura, música, patrimônio cultural, entre outras linguagens, que fortalecem a importância da cultura para a construção de uma sociedade mais igualitária.
Para você ficar por dentro das programações, o DIÁRIO DO COMÉRCIO separou uma série de eventos especiais que são alusivos à data. Confira, a seguir, a agenda:
Sexta (18 de Novembro)
Nesta sexta-feira, das 9h às 19h, o Centro Cultural Bairro das Indústrias I, na região do Barreiro, apresenta a exposição “Os Orixás na Vida dos que Neles Acreditam”. Com indicação livre, a mostra é uma oportunidade para quem deseja conhecer mais sobre as divindades africanas. Os textos são curtos e informativos e destacam a importância de cada orixá na religiosidade do povo, datas em que são celebrados, bem como símbolos e características próprias. Todo o trabalho recebe a curadoria de Daniel Hamdan. O centro cultural fica na rua dos Industriários, 289.
A “Exposição Um Quê de Negritude” é outra novidade que o público pode conferir na Capital. Ela está em cartaz no Centro Cultural Pampulha, na rua Expedicionário Paulo de Souza, 185, Urca, região da Pampulha e reúne uma mostra de máscaras e adereços da cultura africana. Produzido pelo grupo de idosas da Kolping Vila Belém, todo o acervo parte da ideia de conhecer um pouco desse objeto ritualístico e seus significados. As máscaras são feitas com material reciclável, o que já faz parte dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo. A visitação é das 9h às 19h.
O Cine Santa Tereza, no bairro Santa Tereza, região Leste da cidade, exibe a mostra de filmes “Corporeidades Negras”, às 16h30. Em cartaz nesta sexta, a obra de Leon Hirszaman, “Eles não usam black-tie”, pode ser conferida gratuitamente pelo público. O filme retrata, em 1980, a vida do jovem operário Tião, que entra em um verdadeiro tufão: ao mesmo tempo em que encontra a felicidade no casamento com Maria, grávida, ele deve enfrentar a fúria de seu pai, um rígido sindicalista que fica com muita raiva ao saber que Tião furou a greve dos operários, temendo perder o emprego. O cinema fica na rua Estrela do Sul, 89, e a classificação indicativa do filme é 14 anos.
Sábado (19 de Novembro)
No sábado ocorre a 13ª Mostra de Beleza Negra, no Centro Cultural Lindeia Regina, no bairro Lindeia, região do Barreiro. A mostra reunirá desfiles, apresentações de dança e música, shows e coroação da corte real. Não haverá venda de ingressos e o acesso é livre das 14h às 21h. O endereço do evento é rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445.
O Centro Cultural Alto Vera Cruz, no Alto Vera Cruz, região Leste de Belo Horizonte, recebe o público para a exposição Rainhas Negras, do fotógrafo Márcio Silva. Com entrada franca, a exposição traz uma série de 20 fotografias artísticas com mulheres negras de Belo Horizonte e região metropolitana. O evento de abertura contará com desfile de moda afro, apresentações musicais e outras atrações a partir das 16h. O centro cultural está localizado na rua Padre Júlio Maria, 1.577.
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realiza o Simpósio Mineiro Afro Saber: o reencontro com a ancestralidade e as perspectivas de direito no Brasil atual. O evento será às 8h, com palestras e debates teóricos que envolvem a reflexão, no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na rua Albita, 250, no bairro Cruzeiro, na região Centro-Sul. A entrada é livre.
Na Praça da Liberdade, na Savassi, região Centro-Sul, às 14h, acontece o evento “Educação na Praça – Espelhos Literários: a representação e a representatividade na sala de aula”, em que terá um bate-papo com a convidada Mara Catarina Evaristo e Makota Mulonji. O objetivo é promover um diálogo balizado pelo letramento racial, além de comentar sobre literaturas comumente adotadas para o desenvolvimento de projetos, planos e práticas pedagógicas antirracistas na Educação Básica. A atividade é promovida também pela UFMG e será acessível em Libras.
Encerra, neste sábado, a Semana Literária – Consciência Negra, no Centro Cultural Urucuia, na região do Barreiro. O evento contextualiza que, há 134 anos, o Brasil se desvencilhou do maior genocídio já existente em sua história: a escravidão. E, desde então, vem lutando contra as marcas que foram deixadas. Uma dessas lutas acontece através da literatura – um espaço para contar e recontar histórias que, por séculos, foram silenciadas. Dentro da programação, haverá, às 10h, a oficina de Cantos tradicionais brasileiros e suas potencialidades, e, às 19h, o espetáculo Campo Minado, do artista Lucas Gonçalves. O endereço do evento é rua W3, 500, Urucuia.
No Circuito Liberdade, região Centro-Sul da Capital, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) promove o “Encontro com Professores” para abordar práticas educativas pautadas no reconhecimento e valorização da história do povo negro desde os primeiros anos de vida de uma criança. O momento será conduzido pela professora, pedagoga e contadora de histórias Fernanda Ferreira Mota. Já o bate-papo é voltado aos educadores de instituições públicas e privadas, das 10h30 às 12h30.
A cidade também recebe a 5ª edição do evento Soul Preto, com muita música, histórias e discotecagem de primeira. O projeto propõe o resgate da cultura e das manifestações de alma negra, com participação especial do DJ Kunta, Coletivoz, Iza Reis e Afrolíricas. As atrações são abertas ao público a partir de 16 anos, e a programação acontece das 18h às 21h30, no Centro Cultural Vila Marçola, na rua Mangabeira da Serra, 320, Marçola, região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Domingo (20 de Novembro)
No Dia da Consciência Negra, a Kolping Padre Teodoro realiza, na rua Barbosa, 355, no Bairro São Salvador, região Noroeste da Capital, um debate com o tema: “Como podemos contribuir para uma sociedade antirracista?”. Agendado para às 9h, o evento conta ainda com uma programação diversificada e com palestras com relevantes pensadores da cultura negra local. Profissionais da Casa das Pretas, Rafael Gregório, Júnia Soares da Silva e Tamara Franklin estão entre os nomes convidados. Haverá ainda apresentação de capoeiristas do grupo Capoeira Cultura Mineira e de dois blocos carnavalescos de Belo Horizonte.
Para celebrar os 13 anos do Prêmio Zumbi de Cultura, o Palácio da Liberdade, no Circuito Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, recebe uma apresentação cênico-musical de Junia Bertolino e Cia Baobá. O Cortejo pela Liberdade acontecerá às 10h e contará também com a participação do Terno de Congo Nossa Senhora do Rosário e São Benedito da cidade de Ilicínea no Sul do Estado. A entrada para o evento será realizada pela portaria principal do Palácio da Liberdade, sem necessidade de retirada de ingressos.
Ainda no domingo, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), também no Circuito Liberdade, via CCBB Educativo, promove o evento gratuito Território Negro. Às 14h, acontece a oficina de pintura Resgatando a Arte Feminina Africana, conduzida pela artista plástica Bella Nía. Às 17 horas, no pátio do CCBB, será realizada uma roda de capoeira com o Coletivo Cultural Angola de Ouro.
O Museu Histórico Abílio Barreto, no bairro Cidade Jardim, na zona Sul da cidade, recebe exposição de fotografias com a mostra “A origem da cidade de Belo Horizonte e seu passado afrodescendente”. O evento conta com visita mediada e roda de conversa com Heloísa Vitalino. A proposta do acervo é refletir como a sociedade pode traçar um paralelo entre a nossa contemporaneidade, os saberes ancestrais e o local onde vivem para manter viva a memória dos ancestrais. Para participar, a entrada será por ordem de chegada, 10 minutos antes do evento, no limite de 20 participantes. O encontro ocorre às 11h.
Na cidade de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a prefeitura municipal promove a 3ª edição da Feira Mercado Afro Contagem. O evento, que será no Só Marcas Auto Shopping, das 9h às 16h, envolve novidades em artesanatos, serviços de estética e beleza, vestuário, praça de alimentação e completa infraestrutura. A programação é gratuita, com acesso livre ao público.
Ouça a rádio de Minas