Drogarias e cosméticos lideram as vendas no varejo de Belo Horizonte

O segmento de drogarias e cosméticos foi o protagonista nas vendas do comércio varejista na capital mineira em 2023. O setor fechou o ano com um incremento de 5,63% frente ao ano anterior, seguido pela categoria de supermercados e hipermercados, que obteve uma alta de 5,44% na mesma comparação.
As informações constam no Termômetro de Vendas divulgado nesta quarta-feira (28) pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).
Outras sete categorias de segmentos varejistas também apresentaram resultados positivos, segundo a entidade. São eles:
- Papelarias e livrarias: 3,59%
- Material elétrico e de construção: 3,25%
- Informática: 3,1%
- Vestuário e calçados: 2,86%
- Artigos diversos, que englobam brinquedos, óticas, artigos esportivos, entre outros: 2,5%
- Eletrodomésticos e móveis: 1,89%
- Veículos e peças: 1,22%
Comércio geral obteve terceira alta consecutiva
No volume total de vendas no comércio varejista o incremento foi de 1,36% em 2023, na comparação com 2022. Esse resultado, aliás, é o terceiro saldo consecutivo de crescimento obtido pelo setor na Capital.
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Na análise do acumulado dos anos anteriores, ou seja, em 2022 e em 2021, a CDL/BH identificou crescimentos de 1,32% e 1,34%, respectivamente. Para o presidente da entidade, Marcelo de Souza e Silva, esse histórico de resultados do comércio de BH manteve uma média de desempenho satisfatória.
“A sazonalidade positiva do fim do ano, o recuo da inflação e dos juros, o programa de renegociação de dívidas, o bom desempenho do mercado de trabalho mineiro e o aumento do rendimento médio real mantiveram aquecida a demanda”, observa.
Saiba mais sobre o desempenho das vendas no comércio
O Termômetro de Vendas ainda monitorou os resultados dentro de uma análise anual. No cenário comparativo de dezembro de 20܂23, frente ao mesmo mês do ano anterior, os dados revelam um crescimento de 1,43%.
O varejo manteve um avanço estável, superando a performance do ano anterior, no qual encerrou dezembro com um crescimento de 1,16% na mesma base de comparação. O incremento na massa de renda, por sua vez, especialmente devido à criação de empregos em Belo Horizonte, aliado a uma inflação mais baixa, impulsionou o consumo das famílias ao longo de 2023.
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