Expo Empreendedores do Futuro reúne 56 projetos de alunos de escolas municipais de Ipatinga

Evento do Sebrae Minas e da Prefeitura de Ipatinga será realizado em 22 de agosto e terá trabalhos de alunos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação
Ouvir a matéria 0:00 / 0:00
Expo Empreendedores do Futuro reúne 56 projetos de alunos de escolas municipais de Ipatinga
Foto: Fernanda Pereira

Ipatinga recebe, no dia 22 de agosto, a 5ª edição da Expo Empreendedores do Futuro, que reunirá projetos desenvolvidos por estudantes de 56 unidades e modalidades da Rede Municipal de Ensino. A programação será realizada das 9h às 16h, no hall de entrada do Estádio Municipal João Lamego Netto, o Ipatingão, com entrada gratuita.

Os trabalhos foram desenvolvidos a partir de desafios identificados nas escolas e nas comunidades e envolvem empreendedorismo, ciência, tecnologia, sustentabilidade e inovação. A edição deste ano também marca a mudança de nome da iniciativa, que anteriormente era chamada de Feira Empreendedores do Futuro.

Ao todo, serão 56 estandes com projetos elaborados por estudantes da educação infantil, do ensino fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de polos de educação integral e do Parque da Ciência de Ipatinga.

Leia também: PBH abre edital de R$ 6,3 milhões para projetos culturais

Concurso terá avaliação externa

Uma das novidades de 2026 será um concurso para escolher os melhores projetos nas categorias ciência, tecnologia e inovação. Profissionais das áreas empresarial, científica, tecnológica, acadêmica e de inovação participarão da avaliação dos trabalhos antes e durante o evento. Os projetos serão analisados em três etapas: qualidade técnica do material escrito, apresentação por meio de pitch e vídeo e organização dos estandes. Os vencedores participarão de uma missão promovida pelo Sebrae, com visita a experiências de empreendedorismo em outra cidade do País.

Para a analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas), Gabriele Deboni, a exposição permite aos estudantes aplicar conhecimentos trabalhados durante o ano. “A Expo permite que os estudantes coloquem em prática competências que vêm sendo desenvolvidas ao longo do ano. Eles identificam desafios, pesquisam, constroem soluções, trabalham em equipe e aprendem a apresentar e defender suas ideias”, afirma.

A iniciativa é promovida pelo Sebrae Minas e pela Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, como parte das ações do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) do Sebrae.

Programa atende 17 mil alunos

Atualmente, cerca de 17 mil alunos de 46 escolas municipais e cinco polos de educação integral de Ipatinga participam do PNEE. O programa também alcança aproximadamente 2,8 mil crianças de 33 creches conveniadas.

As atividades incluem formação de educadores, acompanhamento de consultores e metodologias voltadas ao desenvolvimento de projetos. Os estudantes trabalham competências como planejamento, criatividade, comunicação, colaboração e resolução de problemas.

A secretária municipal de Educação de Ipatinga, Wanessa Mayra, afirma que a proposta busca ampliar a participação dos alunos na construção de soluções. “Queremos que nossos alunos desenvolvam iniciativa, criatividade, autonomia e responsabilidade, compreendendo que podem transformar positivamente os espaços onde vivem”, diz.

Durante a Expo, o público também poderá doar alimentos não perecíveis. As doações serão recolhidas pelo projeto Gaia, do Sebrae Minas, e encaminhadas ao Banco de Alimentos de Ipatinga.

Serviço

Expo Empreendedores do Futuro 2026 – 5ª edição

Data: 22 de agosto de 2026
Horário: 9h às 16h
Local: Hall de Entrada do Estádio Municipal João Lamego Netto – Ipatingão
Endereço: Avenida Roberto Burle Marx, s/n, Novo Cruzeiro, Ipatinga (MG)
Entrada gratuita

Sobre o autor

Guilherme Ferreira

Estagiário(a) • Escreveu sob supervisão da edição

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas