Minas Gerais está entre os estados com mais tentativas de fraude

Minas Gerais aparece na lista dos três estados brasileiros que mais sofreram tentativas de fraude em setembro de 2023. Apesar de ter registrado 71.437 investidas fraudulentas no período, Minas apresentou queda se comparado às 80.670 ocorrências em agosto deste ano. Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian e apontam ainda que a queda das ocorrências em setembro, em relação ao mês anterior, foi identificada em todas as Unidades Federativas. A maior diminuição foi no Rio Grande do Sul, que passou de 57.678 tentativas para 51.602, e a menor no Piauí, de 8.005 para 7.023.
No Brasil, o levantamento aponta 818.555 investidas fraudulentas, também representando queda em relação ao mês anterior, quando foram registradas 924.017 fraudes no País. A diminuição do número de ocorrências criminosas, segundo a Serasa Experian, está relacionada às ferramentas de autenticação e prevenção. Os dados mostram ainda que, se fossem efetivadas, as fraudes teriam gerado uma perda financeira de R$ 4,5 bilhões para empresas e consumidores.
O diretor de produtos de autenticação e prevenção à fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, alerta para que os brasileiros fiquem atentos aos golpes que, na maioria das vezes, envolvem roubo de identidade e vazamento de dados. “É importante não preencher formulários em sites desconhecidos, não clicar em links avulsos em e-mails e mensagens de texto e, ainda, não emprestar suas contas e documentos a ninguém. Do lado das empresas, continua o compromisso em aumentar as camadas de proteção, com o menor atrito possível à experiência dos usuários para que eles tenham comodidade e segurança nas transações”, explica.
Fraudes por milhão de habitantes e setores mais afetados
Na avaliação de tentativas de fraude a cada um milhão de habitantes, o indicador da Serasa Experian mostra o Distrito Federal na liderança do ranking com 6.240 investidas, enquanto o Maranhão teve o menor número, somando 1.661 fraudes por milhão. Nesse recorte, Minas Gerais fica na 11ª posição da lista com 3.299 registros.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Os bancos e cartões representam a maior parcela de investidas criminosas no período, respondendo por 5 de cada 10 tentativas de fraude. O segmento de serviços (28,2%) e as fraudes financeiras (16,9%) vem em seguida e o varejo registrou apenas 3,1%. A área com menor registros de tentativas foi a de telefonia, com 1,3%.
Ouça a rádio de Minas