Governo pleiteia recursos para a Linha 3 do metrô de Belo Horizonte

O governo do Estado de Minas Gerais vem pleiteando, junto ao governo federal, investimento em torno de R$ 5 bilhões, em valores atualizados, para a construção da Linha 3 do metrô de Belo Horizonte. A Linha 3 é um projeto de metrô subterrâneo, que prevê a ligação da Lagoinha (Noroeste de BH) até a Savassi, na região Centro-Sul da Capital mineira.
Esse projeto foi submetido no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade, do governo federal, ainda em novembro de 2023, disse o subsecretário de Transportes e Mobilidade da Seinfra, Aaron Duarte Dalla. “Esse projeto da Linha 3, na verdade, já existe desde 2016. Então, nós temos uma expectativa de que esse projeto saia do papel e que traga grandes benefícios para a mobilidade da população de Belo Horizonte”, afirmou ele.
Com relação à Linha 2, continuam grandes as expectativas acerca das intervenções, uma vez que a ampliação do metrô de Belo Horizonte é aguardada pela população há décadas. Com a 2, especificamente, o governo prevê que o metrô venha ligar o Barreiro à região do Nova Suíça. Nesse trajeto, a previsão é de implementação de sete estações: Barreiro, Ferrugem, Vista Alegre, Nova Cintra, Nova Gameleira, Amazonas e Nova Suíça.
De acordo com o subsecretário, com relação à Linha 2, o metrô já fez todos os estudos para o licenciamento ambiental. “Esses estudos estão sendo analisados no âmbito da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e também foram feitos os estudos relacionados aos órgãos intervenientes”, explicou ele.
Entretanto, a previsão inicial era que as obras tivessem sido iniciadas em maio deste ano e fossem concluídas até 2027, com operações efetivas em 2029, somando mais de 10,5 quilômetros de extensão. Atualmente, a previsão é que as obras possam começar em setembro deste ano e, inclusive, possam ser antecipadas.
Apenas a Linha 2 do metrô de Belo Horizonte deverá impactar a mobilidade urbana de cerca de 90 bairros da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e beneficiará, aproximadamente, 270 mil passageiros diariamente. Inclusive, para esta obra, estão previstas a remoção de ocupações irregulares e desapropriações no trecho que receberá as obras para implementação do metrô.
“Temos tido também vários diálogos com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para que possamos avançar, assim como temos conversado também com a Prefeitura de Contagem. Acreditamos que, em breve, vamos conseguir obter esse licenciamento aprovado para que as obras se iniciem”, projetou Aaron Duarte Dalla.
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