Economia

IPTU 2026 em BH: guia já está disponível com desconto de 7% para pagamento antecipado

Contribuintes podem quitar o imposto à vista ou antecipar parcelas com desconto; boletos serão enviados em janeiro e também podem ser emitidos pelos canais digitais da PBH
IPTU 2026 em BH: guia já está disponível com desconto de 7% para pagamento antecipado
Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo DC

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) liberou, nessa quinta-feira (1º), a guia de pagamento do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para os moradores da capital. O boleto poderá ser acessado pelo Portal de Serviços e, neste ano, o contribuinte que pagar à vista de forma antecipada até 30 de janeiro, terá 7% de desconto no valor.

O documento com os valores e as opções de pagamento será entregue nos endereços dos imóveis ao longo do mês de janeiro. No entanto, o executivo municipal informou que não irá encaminhar pelos Correios as guias impressas para pagamentos parcelados. A guia do IPTU 2026 trará código de barras e QR Code para pagamento via Pix e permitirá a quitação antecipada até 30 de janeiro, com desconto de 7% aplicado sobre o valor integral do imposto ou mediante o pagamento antecipado de, no mínimo, duas parcelas.

Os contribuintes que não quitarem o imposto com desconto até 30 de janeiro poderão emitir as guias do parcelamento por quatro canais: no portal do IPTU, no aplicativo PBH, nas agências dos Correios, com cobrança de taxa de expediente, ou por meio de aviso enviado por e-mail para acesso ao documento.

As guias do IPTU ficam disponíveis para consulta e emissão durante todos os meses do ano, exclusivamente pelos canais digitais e nas agências dos Correios. O pagamento pode ser realizado na rede bancária convencional após a impressão do boleto.

Atendimento no BH Resolve

Não haverá emissão de guias do IPTU, tanto do exercício de 2026 quanto de anos anteriores, no BH Resolve. Contribuintes que não disponham de acesso aos meios eletrônicos poderão obter o documento diretamente nas agências dos Correios, mediante apresentação dos dados do imóvel.

O atendimento presencial no BH Resolve será restrito a casos específicos e mediante agendamento prévio. Estão incluídas situações em que o titular do imóvel seja pessoa tutelada ou curatelada, pessoa idosa, haja inoperância dos sistemas eletrônicos ou quando o titular ou procurador declarar não ter condições de realizar o procedimento de forma digital.

O posto de atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda no BH Resolve funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua dos Caetés, 342, no Centro de Belo Horizonte.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas