Economia

Mudança na telefonia fixa vai baratear ligações em Minas Gerais; entenda

Municípios com o mesmo DDD passarão a integrar uma única área local, permitindo chamadas mais baratas e discagem simplificada
Mudança na telefonia fixa vai baratear ligações em Minas Gerais; entenda
Foto: Reprodução Freepik

As regras da telefonia fixa em Minas Gerais vão mudar este ano com a ampliação das áreas locais do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC). A partir da nova regulamentação, municípios que compartilham o mesmo código DDD passarão a integrar uma única área local, o que permitirá ligações entre essas cidades ao custo de chamada local.

A mudança reduz o número de áreas locais da telefonia fixa no País de 4.118 para 67, que passam a coincidir com as áreas de numeração nacional, identificadas pelos códigos DDD. Com isso, as áreas locais da telefonia fixa passam a ter o mesmo recorte territorial das áreas de registro da telefonia móvel.

Em Minas Gerais, a nova configuração atinge diretamente os DDDs 31, 32, 33, 34, 35, 37 e 38. A partir da implantação, ligações entre municípios dentro de um mesmo DDD, que hoje são tarifadas como chamadas de longa distância, passarão a ser classificadas como locais, o que tende a reduzir o custo para os usuários.

Discagem simplificada

Além do impacto financeiro, a mudança também simplifica a forma de discagem. Para chamadas entre telefones fixos localizados em municípios com o mesmo DDD, não será mais necessário digitar o código de operadora nem o código de área. Bastará discar o número do destino.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a reestruturação busca modernizar o setor, alinhar as regras da telefonia fixa às da telefonia móvel e ampliar a transparência para o consumidor. A agência informa ainda que, em princípio, a ampliação das áreas locais não implica alteração no número telefônico dos usuários. Caso alguma mudança seja necessária, a prestadora deverá apresentar justificativa.

Data de implementação

A implementação das novas áreas locais do STFC será feita de forma gradual, em nove etapas, organizadas por códigos DDD. Em Minas Gerais, a mudança está programada para entrar em vigor em 19 de abril de 2026, quando passam a valer as novas regras para os DDDs 31, 32, 33, 34, 35, 37 e 38.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas