Mercado de publicidade atraiu R$ 69 bilhões em investimentos em 2021

Os primeiros seis meses de 2022 apontam que a publicidade cresceu 22% em relação ao ano anterior. De acordo com o estudo Inside Advertising 2022, da Kantar IBOPE Media, o dado representa que o setor recebeu R$ 17,6 bilhões de investimentos.
A apuração aponta a continuidade de um movimento de elevação dos recursos aplicados em mídias e uma reação recente do mercado em 2021, após queda relevante em 2020 devido à pandemia da Covid-19.
Somente no ano passado, o mercado da publicidade no Brasil cresceu 29% em relação a 2020. Em valores absolutos, a compra de mídia movimentou cerca de R$ 69 bilhões, ainda de acordo com a pesquisa analisada pela Kantar. Entre os principais motivos que explicam o avanço dos investimentos está a vacinação da população, iniciada no ano de referência da pesquisa (2021).
“Contextualizando os 2 anos, vivemos em 2020 um momento de incertezas e inseguranças, de adaptação ao cenário pandêmico. Em 2021, os anunciantes já tinham revisto seu orçamento e estavam mais preparados para lidar com a crise. Um ponto que certamente contou a favor foi a expectativa positiva quanto à vacinação. Isso permitiu ao mercado brasileiro reagir com maior confiança, recuperando investimentos em diversas frentes, refletindo-se na publicidade”, afirma a diretora da Kantar IBOPE Media, Viviane Vela.
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Ainda de acordo com o estudo da Kantar, mais de 90% da compra de espaços publicitários em diferentes mídias se concentrou em 15 setores da economia. Com maior força, aparecem os segmentos de serviços ao consumidor (20%), comércio (19%) e financeiro e securitário (10%).
Publicidade: relação entre marcas e clientes
Os dados também mostram que cresceram em 37% o número de inserções publicitárias no País. Há um destaque para a presença de pequenas e médias empresas no mercado. Elas avançaram 22% em 2021, em comparação a 2020, e 47% quando o dado do último ano é comparado a 2019. Segundo a Kantar, esse é um reflexo dos avanços tecnológicos e de novas demandas dos consumidores.
Especificamente sobre a relação do consumidor com a marca, Viviane Vela aponta que há uma pressão pelo propósito das empresas. Nesse sentido, os consumidores querem entender qual o papel das marcas no mundo e o que elas fazem para gerar um impacto positivo. Isso ocorre principalmente quando os assuntos estão ligados à inclusão e à sustentabilidade.
“E a comunicação entra nisso, pois as empresas investem em publicidade pela necessidade de se relacionar com seus públicos. Mesmo em períodos mais desafiadores, as mensagens das marcas parecem estar surtindo efeito na atenção do consumidor”, avalia Vela.
Para destinar os recursos necessários para fortalecer a relação com os consumidores, as marcas reavaliaram o orçamento de marketing. Como resultado, as empresas reduziram gastos em áreas improdutivas para crescer entre o público. A diretora da Kantar IBOPE Media acrescenta que essa análise interna é orientada por meio de dados que as mídias sinalizam.
As empresas precisam ter atenção, por exemplo, ao dado revelado na pesquisa e que aponta que sete em cada 10 consumidores afirmam estar atentos às propagandas.
Além disso, 47% dos consumidores apontam que usam a publicidade como fonte de informação para as compras. Outros 34% dizem seguir as marcas nas redes sociais e 33% buscam na internet aqueles produtos vistos em anúncios na televisão.
Tendências da publicidade em 2022
Viviane Vela complementa que as tendências em 2022 estão se mostrando positivas até o momento. A dose de reforço da vacina, a flexibilização do uso de máscaras de proteção e o retorno de eventos são os principais responsáveis pelo otimismo. Vale lembrar que somente nos primeiros seis meses já houve crescimento de 22% em investimentos na compra de mídia.
As expectativas agora estão na realização da Copa do Mundo em período igual ao da Black Friday. Próximo a esse tempo, está ainda o início das campanhas de Natal. No mesmo trimestre, a Kantar lembra que há o fator atípico das eleições.
“Acreditamos que todos esses eventos, acontecendo simultaneamente, devam impulsionar os resultados do período”, afirma Vela.
DC Responde
De acordo com a Câmara dos Deputados, a publicidade é uma ferramenta de comunicação utilizada para vender produtos e serviços. No caso de publicidade sem fins comerciais, há o interesse de informar sobre assuntos de interesse público, por exemplo.
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