Economia

Minas Gerais pode perder fábrica de baterias e veículos elétricos

Fabricante confirma que há interesse de outros estados
Minas Gerais pode perder fábrica de baterias e veículos elétricos
Crédito: Divulgação/Bravo Motor Company

Com o forte interesse de outros estados do Brasil, Minas Gerais poderá não ser o destino do complexo industrial da Bravo Motor Company, fabricante de baterias de lítio, sistemas de armazenamento de energia e veículos elétricos para mobilidade pública. Embora não revele nomes, o CEO da empresa, Eduardo Javier Muñoz, afirma que a companhia vem recebendo várias ofertas interessantes de outros estados e o futuro do projeto será definido até fevereiro.

Dessa forma, se desenha mais um capítulo da “novela” que se tornou a instalação da promissora fábrica que pretende revolucionar o mercado energético brasileiro. O investimento estimado para a planta é de R$ 25 bilhões, em cerca de sete anos, com uma geração de mais de 13 mil empregos diretos e indiretos. Em cenas anteriores, ocorreram seguidos adiamentos do cronograma de obras.

O último episódio indica que as obras do parque industrial devem começar no primeiro semestre deste ano, com o início das operações, 24 meses depois. A previsão inicial, porém, era de que o start da produção fosse ainda em 2023. Vale lembrar que a planta está há um bom tempo sendo cogitada para ser instalada em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Em março último, o prefeito da cidade, João Marcelo Dieguez (Cidadania), chegou a dizer que eram grandes as expectativas para que o projeto fosse viabilizado e se tornasse realidade. Na ocasião, ele afirmou que os compromissos de Nova Lima com relação à área reservada e a qualificação da mão de obra estavam mantidos. E garantiu que, caso as análises ambientais ficassem a cargo do município, o Executivo empenharia todos os esforços para a realização.

Em 2021, quando a Bravo Motor Company assinou o protocolo de intenções de investimentos com o governo de Minas Gerais, o governador Romeu Zema (Novo) celebrou o acordo, dizendo que o empreendimento abriria um cenário muito positivo para o futuro. Disse ainda que era de conhecimento de todos que, nas próximas décadas, a indústria automobilística deverá se reinventar totalmente, passando do tipo de motorização atual para motores elétricos.

Acordo entre a Bravo Motor Company, Eve Energy e AI-Bess Technology promete revolucionar o cenário energético

Recentemente, a fabricante de baterias de lítio, sistemas de armazenamento de energia e veículos elétricos para mobilidade pública fechou um acordo com as chinesas Eve Energy e a AI-Bess Technology. A parceria promete revolucionar o cenário energético da América Latina e Caribe.

O tratado foi fechado no dia 20 do mês passado e tem duração de três anos, até 31 de dezembro de 2026. Entretanto, conforme o CEO da Bravo Motor Company, o acordo firmado entre as partes, “é como se fosse uma lei que ainda será regulamentada. A intenção da parceria é ser duradoura e inclusive há discussões sobre a participação acionaria das empresas na Bravo”.

Muñoz destaca que a Eve Energy, uma das principais fabricantes de bateria de lítio do mundo, tem uma ampla gama de baterias, seja para produtos eletrônicos, veículos ou para sistema de armazenamento de energia. Sendo assim, os itens que a Bravo não vai fabricar no País, continuarão sendo vendidos e distribuídos aos seus clientes, por meio dessa parceria.

Já a AI-Bess Technology, ele realça que é um forte player tecnológico no desenvolvimento de sistemas de armazenamento de energia e microrredes de energia. A empresa, segundo o executivo, tem uma parceria de longa data com a Bravo Motor Company na Califórnia e estão desenvolvendo trabalhos em conjunto para fabricação de sistemas de armazenamento de energia.

De acordo com o CEO, o acordo também autoriza a Bravo Motor Company a buscar e elaborar projetos de transformação de minerais críticos para que seja criado uma cadeia de suprimentos entre eles e fortalecer a instalação do complexo industrial da fabricante no Brasil.

Sistema de armazenamento de energia com células da Eve, tecnologia da AI-Bess e que fabricado no Brasil pela Bravo Motor Company | Crédito: Divulgação/Bravo Motor Company
Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas