Modelos passam por testes e estudos para garantir a qualidade

7 de julho de 2018 às 0h00

Conceito determinante antes mesmo da criação de um novo modelo, a garantia de qualidade é prioridade para a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) no Brasil. Nas fases de desenvolvimento, são realizados testes nos laboratórios de última geração do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Giovanni Agnelli, que simulam situações extremas, garantindo qualidade e segurança. Na etapa de produção, a garantia da qualidade também está presente em todos os processos de fabricação dos veículos, que saem da linha de montagem e passam pela pista de testes, na qual são realizados controles funcionais dinâmicos e estáticos dos carros. Durante o último ciclo de investimentos da FCA, de 2012 a 2017, todos os conceitos de qualidade do grupo foram revisitados. Nesse período, o Polo Jeep foi idealizado, construído e lançado em Pernambuco, houve remodelagem do Polo Automotivo Fiat em Betim e a planta de Córdoba, na Argentina, foi praticamente refeita, segundo o diretor-adjunto de Qualidade do Polo Automotivo Fiat, Geraldo Barra. Apesar de terem recebido profissionais-chave do mundo inteiro, Barra ressalta que o grande suporte de massa e conhecimento disponibilizado para esse ciclo de investimentos saiu do polo de Betim, com 42 anos de experiência no mercado automotivo brasileiro. “A riqueza de conhecimento dos profissionais pode ser considerada a sustentação para o polo Jeep e para o lançamento do Fiat Cronos na Argentina. É um ativo muito importante que suportou de forma muito especial esse ciclo de investimentos dos últimos cinco anos”, afirmou Barra. A modernização do polo de Betim durante os últimos cinco anos consolidou a virada da manufatura tradicional para a manufatura 4.0, totalmente conectada, com uma base digital forte. Atualmente são realizadas análises de tendências de qualidade no processo por meio de inteligência artificial, cruzando dados para tomar decisões no curto prazo e garantir os melhores níveis de qualidade possíveis. Além disso, foram consolidados também, principalmente com os últimos lançamentos do Mobi em 2016 e do Argo em 2017, conceitos de qualidade que a região ainda não havia experimentado. Durante o processo de desenvolvimento, o conceito de qualidade construtiva foi fortemente trabalhado e praticamente revalidou todos os componentes utilizados na fábrica individualmente para que os conjuntos montados fossem automaticamente perfeitos para ser utilizados na linha de produção. LEIA MAIS Fiat: uma história que se confunde com a de Minas Pioneirismo no uso de biocombustíveis ENTREVISTA | Antonio Filosa, Presidente da Fiat Chrysler Automobiles Centro nervoso – Implantado nos últimos cinco anos e já ativo nos três polos, o Component Center é o centro nervoso de todo esse processo de validação que aprova todos os componentes do veículo. Seja durante o processo de desenvolvimento ou após o lançamento dos novos modelos, os componentes são constantemente reavaliados e experimentados dentro dos padrões, para que qualquer desvio seja imediatamente percebido e discrepâncias sejam contidas, fazendo que o conceito de qualidade inegociável esteja cada vez mais presente nos veículos colocados no mercado. A relevância do sistema do processo de qualidade não fica restrita somente ao Component Center e está presente também na linha de produção. No caso do processo produtivo, desde 2007 o grupo tem consolidado o World Class Manufacturing (WCM), sistema de produção que abrange todos os aspectos da manufatura e interliga todas as fábricas da FCA no mundo para verificar boas práticas que se tornam padrão. Geraldo Barra explica que dentro desse contexto, o pilar da qualidade é trabalhado cada vez mais por meio de uma cultura de análise predominante nos processos da FCA, com caráter prioritariamente preventivo, para que o produto final esteja sempre protegido. “É uma ação contínua em todas as etapas do processo produtivo, com uma série de atividades voltadas para a qualidade. Atualmente, a obsessão pela qualidade está presente em cada posto de trabalho e estamos em uma transição para controlar menos e analisar profundamente cada oportunidade de melhoria do produto para que, dentro de cada fase, o dia seguinte seja sempre melhor que o anterior”, ressaltou Barra. Essas ações levam para dentro do processo produtivo, os meios necessários para que os funcionários que trabalham na montagem dos veículos consigam colocar o foco do cliente no carro dentro da linha de produção de forma natural, fazendo com que o consumidor esteja no centro de tudo o que é realizado. “É uma mudança importante porque, quando olhamos para o cliente, o foco nele é diferente do foco do cliente quando nos colocamos no lugar dele e olhamos para o carro. Assim conseguimos fazer com que o processo produtivo seja redesenhado para atender as reais necessidades do consumidor”, disse. PLANO DA FCA É CONSOLIDAR CONCEITOS Para os próximos cinco anos, o diretor-adjunto de Qualidade do Polo Automotivo Fiat. Geraldo Barra, adianta que o planejamento é consolidar, nos próximos lançamentos, os conceitos que já têm dado resultado para o Mobi e Argo, além de finalizar a modernização e aumentar a eficiência da planta Fiat de Betim e levar definitivamente o polo para a era digital, fazendo com que todos os processos de fabricação sejam acompanhados em tempo real e todas as análises sejam feitas com base, inclusive, em inteligência artificial. A comprovação de que os conceitos têm sido gradativamente consolidados nos últimos anos e que vão ser cada vez mais estabelecidos no próximo ciclo de investimentos, recentemente aprovado no mês de junho, pode ser confirmada com o registro cada vez menor de falhas. “Os resultados têm sido observados, por exemplo, em reuniões constantes com concessionárias, que mostram que os últimos lançamentos passam pela concessionária na venda e só voltam praticamente para revisão porque apresentam taxa de falhas excepcionalmente baixa”, completou Barra.
POLO ABRIGA DESIGN CENTER LATAM

A área responsável pelo design dos veículos da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) no Brasil opera há mais de 15 anos no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Giovanni Agnelli, instalado no Polo Automotivo Fiat em Betim. Parte desse centro de pesquisa e desenvolvimento, o Design Center Latam é a única área de concepção de design FCA na América Latina e conta com uma estrutura com mais de 70 profissionais que atuam em produtos comercializados não só no Brasil como também em alguns países vizinhos. Diversas especializações necessárias para a criação dos automóveis são encontradas no Design Center, entre elas, designers para os shapes e formas dos internos, externos e acessórios, designers gráficos para personalização, HMI (Human Machine Interface) instrumentos, User Experience, além de designers com especialização em moda para escolha e definição dos acabamentos estéticos. Além disso, o Design Center Latam compreende também as atividades de matemáticas, suporte técnico e modeladores de protótipos. Design Center Latam conta com diversas especializações para a criação dos automóveis Foto: LEO LARA/FCA Para a chief designer de Cores & Materiais e Acessórios da FCA para a América Latina, Isabella Vianna, o principal foco da área de design é contextualizar os produtos para o mercado brasileiro de acordo com o perfil do consumidor. Segundo Vianna, é preciso estar próximo dos clientes e sempre presentes para entender a dinâmica e as necessidades que mudam a cada ano e obter uma resposta rápida com o intuito de colocar no mercado o produto ideal para cada uso. “Nos últimos anos, a estruturação do departamento de design fez com que ele crescesse e tomasse proporções muito importantes. É possível perceber isso com os últimos lançamentos que, cada um dentro de seu próprio segmento, são totalmente condizentes com as necessidades dos nossos consumidores”, afirmou a designer. Para alcançar resultados que consigam atender as necessidades dos clientes, são realizadas pesquisas de campo quantitativamente e qualitativamente, por meio de entrevistas que geram números capazes de apontar as tendências de consumo e de uso para os próximos dois anos, tempo demandado para o lançamento de um novo veículo. Além disso, a área Experience Design traz a experiência do consumidor para o centro dos projetos, com o objetivo de conversar, testar usabilidade e funcionalidade e assim abrir uma gama de informações relevantes por meio da aproximação com o cliente. Utilizando a metodologia do design thinking, o Design Center procura conhecer todas as necessidades dos clientes e pensar o design como usabilidade e funcionalidade. O design então extrapola o produto com um desenvolvimento macro que busca melhorias contínuas para a vida os consumidores dos automóveis. Na prática, são observados costumes e necessidades do cliente antes mesmo de partir para o desenho. “Abraçamos esse desenvolvimento para conhecer as habilidades e funcionalidades dos produtos para entregar um pacote completo. O cliente precisa estar próximo da marca em todos os sentidos, viver a marca e sentir que é o foco do que está sendo pensado para colocar o melhor produto no mercado”, explicou Vianna, que ressaltou ainda que o design da Fiat trabalha em interface com a área de inovação e engenharia elétrica para desenvolver tanto as funcionalidades da central multimídia e do quadro de instrumentos como os aplicativos. ORIGEM ITALIANA ESTÁ PRESENTE NOS MODELOS Parte fundamental da essência de desenvolvimento de design da Fiat, o chamado DNA italiano continua presente nos recentes projetos do Fiat Toro, Fiat Argo e Cronos que, na avaliação da chief designer Isabella Vianna, deixam claro o posicionamento da marca em relação a essa questão. A robustez do Toro é, ao mesmo tempo, extremamente elegante com linhas dinâmicas. Seguindo a principal demanda do segmento de hatch, o Argo é forte sem agressividade e consegue unir a esportividade, a elegância nas formas e a tecnologia. Já o sedan Cronos, entrega mais sofisticação sem perder a dinâmica das formas e a elegância do design italiano, que é bem marcado. “Apesar de segmentos distintos com demandas diferenciadas, os três projetos são fonte de reconhecimento da força do nosso DNA italiano que não foi deixado de lado e, entre os últimos lançamentos, são os que mais representaram essa ideia”, disse Vianna. Prêmios – O resultado das pesquisas e do desenvolvimento do design dos veículos, com foco nas demandas dos clientes, também é reconhecido por meio das premiações. Em 2016, o Fiat Toro ganhou o Red Dot Design Award, concedido aos melhores produtos do ano em todo o mundo que se destacam por seu design inovador, de qualidade e funcional. No ano seguinte, ganhou o tradicional prêmio internacional de design iF Design Award, reconhecido mundialmente por eleger trabalhos excepcionais nas categorias Produto, Embalagem, Arquitetura, Comunicação e Design de Serviços, bem como Conceitos Profissionais. Vianna destaca que o modelo é parte da criação de um segmento que não existia no mercado e que conquistou o consumidor e que os prêmios não foram conquistados somente pelo design, mas também pela qualidade do produto, justamente por ter desbravado um segmento antes inexistente. A designer lembra ainda que, em 2010 com o Uno, a Fiat trouxe acabamentos superiores para um carro do segmento AB e que esses detalhes são percebidos pelo cliente como um diferencial importante. “A Fiat tem sido mais ousada que as demais e entrega aquilo que as pessoas não estão esperando, surpreendendo e sendo autêntica. O reconhecimento e a resposta vêm na forma dos prêmios de design. O Toro ganhou reconhecimento internacional e nacional com prêmios importantes que demonstram que estamos trilhando um caminho coerente, entendendo o que o mercado está pedindo”, concluiu. LEIA MAIS: Polo da Fiat revoluciona a forma de produzir Modelos passam por testes e estudos para garantir a qualidade Capacitação e atualização são prioridades FCA foca em avanços sociais, econômicos e ambientais Espaço inclusivo difunde a arte mundial

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Conteúdo Relacionado

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail