A Scania anunciou a chegada da sua nova geração de caminhões aos mercados da América Latina. “Sabemos que este lançamento é resultado do maior investimento na história da empresa, ao mesmo tempo que representa um passo à frente da indústria no que se refere à rentabilidade dos negócios de nossos clientes e de sustentabilidade”, afirmou Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America. “Estamos oferecendo ao mercado um portfólio de soluções sem precedente. É um novo caminhão que vem embarcado com uma nova forma de pensar o transporte e com uma plataforma preparada para o presente e para o futuro”, completou. Lançada na Europa em agosto de 2016, essa nova geração é resultado de 10 anos de desenvolvimento e investimentos ao redor de 2 bilhões de Euros, de acordo com a Scania. “Por uma questão estratégica, fizemos a introdução por fases. E, ao longo dos últimos dois anos, acompanhamos as introduções das aplicações de Longa Distância, Regional e Urbana e Severas.”, explicou Podgorski. Segundo ele, ser a última região tem um grande benefício. “Temos um veículo não apenas testado e aprovado pelos clientes, mas reconhecido por suas inovações e pelo excepcional desempenho que entrega”, disse. Celso Torii, vice-presidente de Sales & Marketing da Scania Latin America, ressaltou que a nova geração de caminhões foi projetada e planejada para atender necessidades específicas dos clientes, por aplicação. “Fomos além do que existe no mercado e criamos algo inédito até agora: uma forma de oferta customizada, pois sabemos que quanto mais precisa a especificação, maiores as chances de retorno em relação à rentabilidade”, destacou. “Não estamos introduzindo apenas um caminhão, mas uma combinação de solução em transporte. Somamos às características notáveis das novas cabines, tecnologias inovadoras, serviços e uma força de vendas preparada para apoiar esse modelo de negócio. Em síntese, a nova geração Scania redefine o termo premium dentro da indústria de veículos comerciais na América Latina.” Elementos como aerodinâmica e espaço interno da cabina foram pensados em cada detalhe, resultando em um consumo de combustível até 12% menor, informou a Scania. “A nova geração se diferencia ao comprovar que rentabilidade e sustentabilidade não se opõem, ao contrário, se complementam”, salientou Podgorski. Investimentos – “Investimos mais de R$ 2,6 bilhões na preparação para este momento. Isso significa que temos hoje, em São Bernardo do Campo (SP), a fábrica mais moderna da América Latina – espelho do que temos hoje na Europa. Utilizamos toda a tecnologia mais recente e o mais alto grau de automação, com o objetivo de obter a melhor qualidade”, afirmou Podgorski. Dentro do seu parque industrial em São Bernardo do Campo, a Scania tem uma nova fábrica de solda de cabinas, além de novas linhas de produção para montagem do novo caminhão. A estreia oficial na América Latina ocorreu no último dia 2, quando foi dada a largada para a atividade promocional The Journey. Dois caminhões com a nova cabina S e com o novo motor XPI, com potência de 500 cv, deixarão a fábrica de São Bernardo do Campo rumo a uma jornada por quatro países da América Latina – Brasil, Argentina, Chile e Peru. Na sequência do lançamento regional, cada país fará eventos locais durante o primeiro semestre de 2019. “A resposta à nova geração tem sido extremamente positiva, incluindo tudo, desde prêmios em importantes testes de imprensa, a um expressivo aumento de vendas na Europa”, contou Podgorski. “Estamos confiantes de que na América Latina não será diferente, pois nossos clientes igualmente precisam de soluções rentáveis e sustentáveis e têm na Scania o parceiro ideal.” CABINE MODIFICADA E MOTOR DE 540 CV A nova geração Scania chegará ao mercado brasileiro apenas dois anos depois do lançamento na Europa. Os pedidos começam no fim de outubro e, as entregas, a partir de fevereiro de 2019. Diferentemente da Europa, aqui toda a gama será lançada ao mesmo tempo. A cabine é totalmente nova por dentro e por fora. Somando todas as vantagens, a economia total de diesel poderá ser de até 12%, de acordo com a fabricante. Só os novos motores, equipados com tecnologia de alta pressão, garantem até 8% de redução de consumo em comparação com os motores da linha atual. A nova linha, da mesma forma que na versão global e na linha atual nacional, traz os benefícios irreversíveis da conectividade. As cabines foram desenvolvidas com a mais alta tecnologia disponível no mercado e sob a perspectiva do motorista. Nenhuma peça da cabine da atual gama P, G e R, foi reaproveitada na nova linha. O posicionamento do condutor foi realocado para que ele tenha uma melhor visibilidade externa e o painel foi rebaixado. Com isso, a ergonomia está mais adequada e há aumento da segurança na condução. Há uma força ainda maior de frenagem para ajudar a diminuir acidentes. “Da linha atual P, G e R, passaremos de 7 opções para 19 tipos de combinações variantes das novas cabines R, S, P, G e a XT para pisos irregulares. É um avanço muito grande para o cliente aumentar a redução de custos na operação”, disse Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil. A cabine S é uma das principais novidades para o Brasil, pois traz o piso plano como maior vantagem, que melhora o deslocamento interno do motorista, propiciando mais conforto. “O desafio é criar um mix de cabines que pode oferecer as soluções e funcionalidades corretas para todas as aplicações e demandas”, completa. A aerodinâmica das cabines foi testada no maior túnel de vento da Europa e pode proporcionar uma economia de combustível de até 2%. Motores – O Brasil fará a estreia mundial do novo motor de 540 cv. Aliás, a gama de propulsores terá novidades nas potências de: 220, 280, 320, 410 e 500 cv. No campo da sustentabilidade, o lançamento chega com cinco novos motores, movidos a GNV/Biometano (2 opções) e bioetanol (3 opções). Será a primeira carreta movida a GNV/Biometano do mundo. Outra novidade é a chegada do motor de 7 litros para o segmento semipesado, para oferecer mais opções ao cliente desta importante faixa do mercado. Na ponta, na rede de concessionárias, a equipe de vendas passará por intenso treinamento que vai mudar radicalmente o dia a dia, afirma a Scania. Hoje, o vendedor vende o caminhão, adéqua seus itens opcionais e agrega serviços e melhor forma de financiamento. Serão possíveis, no mínimo, montar 500 alternativas de tipos de caminhões. A ferramenta vai escolher a solução completa para o cliente ter em troca o melhor em todos os sentidos, cabine, eixos, trações, implemento, serviços e alternativa financeira, seja pelo Scania Banco ou pelo Consórcio Scania. De acordo com a fabricante, a nova geração conta com sistema modular que torna o reparo das cabines mais fácil em caso de acidentes. O sistema modular simplifica, também, o fornecimento de peças de reposição, permitindo que os caminhões voltem ao trabalho mais rapidamente após um reparo. Além disso, é o primeiro caminhão do mundo equipado com airbags laterais.
COTAÇÃO DE 16/06/2022
DÓLAR COMERCIAL
COMPRA: R$5,0260
VENDA: R$5,0260
DÓLAR TURISMO
COMPRA: R$5,1200
VENDA: R$5,2470
EURO
COMPRA: R$5,3076
VENDA: R$5,3108
OURO NY
U$1.834,05
OURO BM&F (g)
R$299,43 (g)
BOVESPA
+0,73
POUPANÇA