Oakberry Açaí passa por reformulação

17 de julho de 2018 às 0h00

Para lidar com o crescimento além do esperado, a rede de franquias Oakberry Açaí Bowls, focada no segmento de alimentação saudável, vai precisar reestruturar o negócio e “arrumar a casa”. Com apenas um ano de operações no mercado de franquias, a rede se multiplicou, extravasando as projeções de faturamento e de abertura de novas lojas. Atualmente, já são 61 unidades no Brasil e mais 14 em processo de implantação até o final de julho. Em Minas, a rede conta com três lojas em Belo Horizonte e uma em Varginha, além da quinta unidade prevista para inaugurar neste mês. No ano passado, a projeção era fechar com dez unidades no País, mas acabaram sendo abertas mais de 20 lojas, resultando em um faturamento de R$ 5 milhões. Já em 2018, a previsão de faturamento é de R$ 25 milhões e para 2019, cerca de R$ 90 milhões. A meta de fechar o ano com 90 operações em funcionamento também parece muito próxima de transbordar, já que 60% do objetivo foi alcançado antes de junho terminar. O crescimento exponencial se dá, na visão do CEO e cofundador da empresa, Georgios Frangulis, pelo formato prático que atrai investidores. “Acho que hoje as pessoas estão buscando por um investimento relativamente seguro, como é o caso da franquia, da operação pré-moldada. Estamos entrando em um nicho de mercado que tem um ticket bem viável. Além disso, o varejo, principalmente de alimentação, vê a crise de uma maneira diferente, é uma demanda contínua, porque ninguém vai deixar de comer. Para se ter uma ideia, a primeira loja aberta no Rio foi em janeiro deste ano e, hoje, já temos 12 operações ali”, analisa. A procura pela alimentação saudável, cada vez mais crescente entre os brasileiros, é outro aspecto para justificar o crescimento da marca, que alia este segmento ao formato de fast food. “Acreditamos que o consumidor tem cada vez mais cuidado e preocupação com sua alimentação. Aliando isso ao tempo – o bem mais precioso do ser humano hoje -, a ideia é dar a oportunidade de o cliente escolher entre um fast-food comum e um Oakberry”, salienta. Com Minas na mira, a rede deve abrir de três a cinco novas unidades no Estado até o fim do ano, provavelmente em Belo Horizonte e na região do Triângulo Mineiro. “A maneira como a empresa está sendo recebida em Minas, em BH, é muito importante pra gente. Estamos prontos para atender o público mineiro da melhor forma possível”, comenta Frangulis. Expansão – Para dar vazão ao crescimento, o CEO da empresa, Georgios Frangulis, conta que haverá uma consolidação interna para partir, então, para outras regiões do País. Atualmente as operações da marca estão concentradas na região Sudeste: São Paulo, Minas, Rio e Espírito Santo, além de uma unidade recente em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e outra para ser aberta no início de julho em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. “Como uma rede de franquias, a única maneira tangível, hoje, de crescimento, é aumentar o faturamento e abrir novos pontos. Estamos neste momento de consolidação interna, estruturação institucional, de arrumar a casa mesmo, porque tivemos um crescimento muito rápido, além do esperado, mas nos preparamos para isto. E então, a partir do primeiro semestre do ano que vem, a expansão vai ser forte para outras regiões, como o Norte e Nordeste, que tem um público diferente, mais acostumado com o açaí, e também Brasília”, detalha. Modelo – Com lojas-padrão no formato de quiosque, ideal para shoppings, o custo de implantação para o franqueado é em média R$ 150 mil. Este modelo de lojas corresponde a 90% da rede, mas com o crescimento, a ideia é abrir o leque para as lojas de rua também. O faturamento médio por unidade é em torno de R$ 51 mil, e o prazo de retorno é entre 18 e 24 meses. Produto – O carro-chefe da Oakberry é o açaí, já embutido no nome, feito de forma natural, sem adição de corantes, agrotóxicos, gordura trans e colesterol. Os copos têm três tamanhos diferentes com valores que vão de R$ 13,90 a R$ 25,90, ficando a escolha do cliente adicionar até 15 ingredientes à vontade, como banana, granola, coco, sementes de chia, leite em pó, mel orgânico, entre outros.

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