PBH anuncia volta do Orçamento Participativo, com investimentos de R$ 73 milhões em obras

Verba será direcionada a vilas, favelas, conjuntos e assentamentos irregulares

2 de fevereiro de 2024 às 12h31

img
Das 450 obras iniciadas em mandatos anteriores, 220 já foram concluídas, 140 estão em andamento e 90 serão iniciadas ainda este ano./ Crédito: Adobe Stock

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou a volta do Orçamento Participativo (OP) na Capital, com previsão de investimentos de pelo menos R$ 73 milhões em obras de infraestrutura.

O anúncio do prefeito Fuad Noman (PSD) ocorreu em encontro com representantes da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução do OP (Comforça), líderes comunitários, coordenadores das nove regionais e vereadores, na noite de quarta-feira (31).

O lançamento oficial do OP será em março, e as propostas das comunidades devem ser aprovadas até dezembro. Já o plano de obras tem previsão de início no primeiro trimestre de 2025.

O programa será direcionado a infraestrutura e manejo social para vilas, favelas, conjuntos, assentamentos irregulares e ocupações organizadas identificadas no Plano Diretor do Município como Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) e Áreas Especiais de Interesse Social (AEIS 2).

As obras vão priorizar 336 assentamentos da Capital, e devem impactar a vida de aproximadamente 480 mil belo-horizontinos, ou 20% da população da cidade, que reside em áreas precárias.

O Orçamento Participativo foi criado em Belo Horizonte há 31 anos e já aprovou 1.652 empreendimentos. Desde 2017, novas rodadas tinham sido suspensas para sanar o passivo de 450 obras aprovadas em gestões anteriores e que continuavam paralisadas.

Atualmente, segundo a prefeitura, das 450 obras, 220 já foram concluídas, 140 estão em andamento e 90 serão iniciadas ainda neste ano.

*Estagiária sob supervisão da edição

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail