Economia

Raja Valley promove curso sobre investimentos em startups

Objetivo é chegar a diretores de empresas dos setores industriais, de operação, RH, logística, finanças, comerciais e estratégicos que possuem interesse em diversificar seus investimentos pessoais
Raja Valley promove curso sobre investimentos em startups
Projeto leva proposta educativa para empresários de Minas Gerais, mostrando oportunidades de retorno financeiro; Crédito: Divulgação/Raja Valley

A busca por investimentos com opções de alta rentabilidade financeira pode ir além dos tradicionais já oferecidos pelo mercado. A partir dessa premissa, o evento educacional “Investe Raja”, desenvolvido pelo Raja Ventures (braço de investimentos do Raja Valley), busca levar conteúdo educativo sobre investimentos em startups e tecnologia para empresários do interior de Minas Gerais.

O objetivo, segundo o CEO do Raja Valley, João Paulo Zica Fialho, é interiorizar o projeto para diversas cidades do Estado e assim democratizar o acesso ao conhecimento de investimentos em startups. “Mapeamos inicialmente 20 cidades em Minas Gerais para fazermos um evento a cada bimestre, em cidades específicas, onde notamos uma aglomeração relevante em questão de PIB (Produto Interno Bruto)”, afirma.

Em relação ao público-alvo, segundo ele, a intenção é atrair os principais sócios de empresas familiares das cidades, bem como sócios de construtoras, indústrias e empresas do varejo. Além disso, Fialho destaca que também pretendem chegar aos diretores de empresas dos setores: industriais; de operação; RH; logística; finanças; comerciais e estratégicos que possuem interesse em diversificar seus investimentos pessoais.

“É uma nova oportunidade para que essas pessoas, além de investirem em CDBs, CRIs, CRAS, bolsa de valores, também possam começar a investir em startups, seja através de contrato mútuo direto com as empresas, ou através de grupos de investidores-anjo ou venture capital“, destaca.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Idealizado em 2023, o “Investe Raja” pretende passar por Minas Gerais inicialmente em 2024 e 2025, com possibilidade de expansão até mesmo para outros estados.

Três eventos já foram realizados e superaram as expectativas: em Lavras (reunindo mais de 60 pessoas) e Poços de Caldas, no Sul de Minas, (reunindo mais de 70 pessoas), ambas no Sul de Minas, além de Uberaba, no Triângulo Mineiro (reunindo mais de 70 pessoas).

Projeto contribui com o crescimento do ecossistema de inovação local

Uma das missões do projeto é ajudar no desenvolvimento local das cidades em que realiza os eventos. Além de levar educação para empreendedores e executivos sobre investimento em startups e tecnologia, o evento educacional também mostra como esse mercado se movimenta e é capaz de criar oportunidades.

“Nosso interesse é democratizar a possibilidade de investimentos e diversificá-los em soluções inovadoras, soluções tecnológicas ou soluções de grande potencial, escalabilidade, crescimento e rentabilidade”, conclui João Paulo Zica Fialho.

O evento, em 2023 contou com a presença de representantes de grandes empresas como o Grupo Petrópolis (patrocinador do evento em Uberaba), da SN Construtora (patrocinadora do Investe Raja Lavras), da Unimed Uberaba (apoiadora do Investe Raja Uberaba), da Aciu (apoiadora do Investe Raja
Uberaba) e do Sinduscon Poços de Caldas (apoiadora do Investe Raja Poços de Caldas). 

Em Uberaba, o “Investe Raja” foi realizado em novembro do ano passado e, além de superar as expectativas, atraiu públicos de diferentes setores, como saúde, indústria, varejo, agronegócio, financeiro e educação.

Confira o vídeo de divulgação do evento:

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas