Economia

Santa Luzia terá terminal do MOVE metropolitano construído em 2026

Equipamento simboliza expansão da rede de transporte coletivo metropolitano após uma década
Santa Luzia terá terminal do MOVE metropolitano construído em 2026
Move metropolitano terá mais um terminal, agora na cidade de Santa Luzia- Foto: Divulgação/Governo de Minas-Foto: Divulgação/Govermo MG

A cidade de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), terá um terminal de ônibus do MOVE metropolitano. O projeto receberá um investimento de R$ 24 milhões, sendo R$ 18,2 milhões provenientes do Estado que, juntamente com a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), e a Prefeitura de Santa Luzia, anunciaram a publicação do edital de licitação para a construção do Terminal Santa Luzia.

A construção do Terminal Santa Luzia, considerado uma aposta para incrementar a infraestrutura e a mobilidade urbana da RMBH, representa a retomada da entrega de novos terminais após uma década. O Terminal Justinópolis, em Ribeirão das Neves, foi o último construído, em 2016. A licitação e a execução dos serviços estarão sob responsabilidade da Prefeitura de Santa Luzia.

Integração Metropolitana

A estimativa é que o novo terminal beneficie 20 mil passageiros e tenha capacidade para atender até 1,5 mil pessoas por hora no período de pico. O equipamento será construído em uma área de 17 mil metros quadrados (m2) na avenida Raul Teixeira da Costa, com previsão de início das obras em 2026.

De acordo com o secretário da Seinfra, Pedro Bruno, o Terminal Santa Luzia deve operar como um sistema tronco-alimentador, com plataformas troncais elevadas compatíveis com o sistema MOVE, já em operação nos corredores das avenidas Cristiano Machado, Pedro I e Antônio Carlos, em Belo Horizonte.

“Essa nova configuração do sistema de transporte é essencial para a RMBH. Em experiências como nos terminais de Justinópolis e São Benedito, a troncalização já permitiu uma redução de aproximadamente 30 minutos no deslocamento. O Terminal Santa Luzia vai facilitar o acesso da população ao transporte coletivo. Isso vai otimizar o uso da frota e reduzir congestionamentos e emissões de poluentes,” afirma o secretário.

Eficiência e Sustentabilidade

A integração das linhas no novo terminal trará ganhos operacionais e ambientais significativos. Estudos da Seinfra estimam uma economia de 35% na circulação das viagens e a redução de aproximadamente 27% na frota de veículos necessária para o transporte dos usuários.

A implantação projetada inclui a redução do tempo de viagem, alívio no trânsito do Vetor Norte e a facilitação do atendimento a cidades vizinhas, como Jaboticatubas e Taquaraçu de Minas.

O projeto foca na sustentabilidade com a minimização da emissão de CO2, com uma expectativa de redução de 1,1 tonelada por km/hora de pico e 13,2 toneladas por km/dia.

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