Sustentabilidade corporativa e cuidados com meio ambiente. Esses são alguns dos pilares das grandes empresas de Minas Gerais que participam, nesta terça-feira (15), da Semana do Meio Ambiente e Social and Corporate Governance (ESG) 2021.
O Evento é realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e pretende chamar a atenção da sociedade e dos governantes para o envolvimento das empresas privadas com o desenvolvimento sustentável, a inclusão social, a participação nas discussões a respeito da crise sanitária e na economia ecológica do país.
PUBLICIDADE
Para o presidente do Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Fiemg (Cema), Mário Campos Ferreira Filho, todas essas questões atuam em prol da sociedade e do crescimento consciente das empresas que pensam no futuro.
“É preciso ser sustentável. E o desafio das empresas no mundo de hoje é ter um crescimento consciente, preservando o meio ambiente, a comunidade, a mudança de operação e comportamento ambiental”, avalia.
O CEO da MRV, Eduardo Fischer, analisa que as empresas seguem uma mudança comportamental a respeito da forma de trabalho.
“MRV trabalha inspirada por uma visão de sustentabilidade em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Isso é uma tendência mundial e cada vez mais são cobrados esses valores pelas grandes empresas”, opina.
A diretora de Estratégia, ESG, Inovação e Transformação de Negócios na ArcelorMittal Aços Longos LATAM, Paula Harraca, analisa que o exercício da sustentabilidade vai além dos muros das indústrias.
“É um olhar para os desafios da sociedade. Na ArcelorMittal, por exemplo, trabalhamos com diretrizes como pessoas, produtos, recursos naturais, comunidades, engenheiros e cientistas e mediação. Tudo isso para minimizar os impactos para essa população e para trabalhar juntos para fortalecer e beneficiar essa comunidade de acordo a necessidade local”, esclarece.
O diretor de Mineração e Matérias-primas na Gerdau, Wendel Gomes da Silva, reforça que a sustentabilidade é o grande legado das grandes empresas.
PUBLICIDADE
“É o papel mais importante das empresas neste momento, principalmente, agora neste momento de crise sanitária. Queremos ser a empresa que a sociedade queira que exista”, avalia.
A Semana do Meio Ambiente e ESG 2021 é uma realização da Fiemg e vai até dia 18. A programação, dividida em painéis temáticos, traz à tona debates relevantes para a sociedade e para o setor produtivo, reunindo especialistas de diversas áreas que estão compartilhando suas experiências, cases de sucessos e expectativas quanto à questão ambiental no Brasil e no mundo.