Economia

Zema debate oportunidades do acordo Mercosul-UE com embaixadores europeus

Governador afirmou aos europeus que Minas Gerais tem avançado bastante na área de sustentabilidade
Zema debate oportunidades do acordo Mercosul-UE com embaixadores europeus
A embaixadora da União Europeia no Brasil, a alemã Marian Schuegraf, entre o governador de Minas Romeu Zema e o vice Mateus Simões | Foto: Diário do Comércio/ Marco Aurélio Neves

O governador Romeu Zema (Novo) recebeu, nesta quinta-feira (25), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, uma comitiva internacional formada por embaixadores de 18 países da União Europeia (UE) para debater oportunidades comerciais entre o bloco europeu e Minas Gerais.

O encontro ocorreu no âmbito do acordo Mercosul-UE, que já teve as negociações concluídas e aguarda a ratificação dos parlamentos europeu e do Mercosul para entrar em vigor.

Zema afirmou aos europeus que Minas Gerais tem avançado significativamente na área de sustentabilidade. Segundo ele, o Estado está mais seguro quanto à questão das barragens, possui produção agrícola com responsabilidade ambiental e exerce um papel importante na transição energética, por meio da geração de energia elétrica em usinas solares e da exploração de minerais críticos, como no Vale do Lítio.

Comitiva europeia visitará São João del-Rei e Tiradentes

O governador revelou ainda que a comitiva europeia visitará São João del-Rei e Tiradentes para conhecer melhor o patrimônio histórico mineiro.

“Esperamos que o Mercosul e a comunidade europeia cheguem a um consenso. Isso será excelente tanto para os países do Mercosul quanto para os europeus”, declarou Zema em coletiva de imprensa no Palácio da Liberdade.

A embaixadora da União Europeia no Brasil, a alemã Marian Schuegraf, destacou que a UE “tem laços bastante sólidos” com o Brasil, com um grande volume de investimentos de países europeus no País, e que o bloco quer intensificar as relações com Minas Gerais.

“Esse acordo será um divisor de águas e mudará fundamentalmente nossa cooperação, que queremos intensificar também com os estados brasileiros, tendo como primeiro parceiro Minas Gerais”, declarou a embaixadora.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas