• Buscar
  • Versão Impressa
  • DC Publicidade Legal
  • FAZER LOGIN
Assine

COTAÇÃO DE 1°/072022

DÓLAR COMERCIAL

COMPRA: R$5,3210

VENDA: R$5,3210

DÓLAR TURISMO

COMPRA: R$5,4300

VENDA: R$5,5240

EURO

COMPRA: R$5,5304

VENDA: R$5,5316

OURO NY

U$1.808,45

OURO BM&F (g)

R$308,57 (g)

BOVESPA

+0,42

POUPANÇA

0,6972%

OFERECIMENTO

Gestão

Gestores devem aliar teoria à prática

COMPARTILHE

googlenews
  • Por Diário do Comércio
  • Em 11 de junho de 2022 às 00:25
Crédito: Freepik

Abrir um negócio próprio se tornou uma alternativa muito buscada durante a crise econômica causada pela pandemia. No entanto, muitos empreendedores não conseguem enxergar uma evolução em seus empreendimentos, causando insegurança ao dar continuidade nessa empreitada.

Para Danilo Mendes, empresário e engenheiro especialista em administração industrial e gestão de empresas, em muitos casos esse cenário acontece pela falta de conhecimento prático por parte dos empreendedores gestores.

PUBLICIDADE




“Quanto mais praticamos algo, mais nos tornamos capazes de resolver determinados problemas. Devorar os principais livros sobre técnicas de futebol, estudar questões fisiológicas dos maiores jogadores e ler sobre os treinos físicos que eles realizam não transformará ninguém em um jogador de futebol. Por outro lado, aquele que joga ou treina um pouco todo dia, acumulará uma boa quantidade de habilidade prática, que é o que traz resultado efetivo. Quando um ser humano faz repetidamente uma tarefa, permite que o cérebro mude sua estrutura para tornar aquilo mais natural”, revela.

De acordo com o empresário, para empreender não basta contar apenas com as competências técnicas, tão presentes em cursos e formações tradicionais que o mercado está acostumado a oferecer, mas também com as competências comportamentais.

“Em cursos é possível obter muita informação sobre determinados assuntos, mas isso, por si só, não garante resultado. A capacidade de aplicar da melhor forma tudo o que foi aprendido depende de um comportamento adequado para cada situação e, para isso, existem novos temas de cursos e formações. Para saber qual é o mais adequado, é preciso avaliar alguns pontos como, momento, perfil, competências, pontos de melhoria e ramo de atuação”, pontua.

Mendes afirma que atualizar-se é algo imprescindível, ainda mais em um mundo hiper conectado e com uma quantidade enorme de dados e informações gerados a cada dia. “Os mercados estão todos conectados. Uma notícia pode afetar as economias no mundo todo. Muitas das profissões que existirão em cinco anos sequer são imaginadas hoje e a inclusão digital criou uma concorrência global. Portanto, a busca por melhorias e inovação devem ser constantes em toda a equipe, em todos os níveis, desde gestores, até colaboradores. Estar em contato não só com a sua área de especialidade, mas também com outras que ajudam a potencializar o próprio negócio se tornou essencial”, relata.

PUBLICIDADE




Recentemente, a popstar Anitta foi convidada para dar aulas em uma universidade e virou alvo de críticas. Para o especialista em gestão de empresas, a cantora é um fenômeno em diversos aspectos, inclusive empreendedorismo. “Não é à toa que ela foi convidada para compor o conselho de administração de uma das maiores fintechs brasileiras. Ela assumiu a gestão da própria carreira tomando decisões estratégicas ao emplacar diversos hits, seus videoclipes têm milhões de visualizações e ela conta com fãs pelo mundo inteiro, marcando presença internacional. Anitta com certeza tem muito a ensinar sobre empreendedorismo e seus resultados falam por si só. No entanto, muitas críticas surgem sem que as pessoas ao menos saibam o conteúdo e a forma como ela ensina. Para os que não conhecem as outras capacidades da cantora, é difícil associar a imagem de funkeira à de professora”, declara.

De acordo com Mendes, o principal risco para empresários é esperar um sinal de alerta para começar a estudar e se atualizar. “Muitos esperam uma crise para arrumar o que precisam, mas pode ser tarde demais. O mercado tem cada vez menos espaço para amadorismo e as margens estão cada vez mais apertadas, então qualquer deslize pode custar caro e comprometer o negócio. Gestores e profissionais que querem se destacar precisam estar sempre em contato de conteúdo do seu meio, e relacionados direta ou indiretamente às suas atividades, seja através de cursos, treinamentos, podcasts, livros, audiobooks e outras modalidades que possam agregar uma forma de conhecimento”, finaliza.

  • Tags: Gestão
Ao comentar você concorda com os Termos de Uso. Os comentários não representam a opinião do portal Diário do Comércio. A responsabilidade sob qualquer informação divulgada é do autor da mensagem.

COMPARTILHE

Comunicar Erro

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece no cenário economico do Estado

CONTEÚDO RELACIONADO

O governo arrecadou R$ 156,822 bilhões em abril, conforme os dados da Receita Federal | Crédito: PILLAR PEDREIRA / AGÊNCIA SENADO

Projetos no Senado buscam correção na tabela do IRPF

  • Por Diário do Comércio
  • Em 1 de abril de 2021
Hospitais de Minas Gerais recebem EPIs doados pela Vale

Vale doa kits de testes rápidos para Covid-19 para hospitais mineiros que atendem pelo SUS

  • Por Vale
  • Em 22 de maio de 2020
Projeto do arquiteto Luiz Ribeiro partiu do conceito da neuroarquitetura de “ambiente enriquecido” | Crédito: Gustavo Xavier

Mostra de decoração ocupa prédio do P7 Criativo

  • Por Mara Bianchetti
  • Em 2 de julho de 2022
Os azeites produzidos em Minas Gerais se destacam pela maior qualidade e frescor | Crédito: Epamig/Divulgação

Produção mineira de azeite tem expansão

  • Por Michelle Valverde
  • Em 2 de julho de 2022
O setor da construção civil é um dos que mais contribui para as emissões de gases de efeito estufa (GEE) para a atmosfera | Crédito: Divulgação

Construtoras intensificam adoção das práticas ESG

  • Por Daniela Maciel
  • Em 2 de julho de 2022

OUTROS CONTEÚDOS

Facebook Twitter Youtube Instagram Telegram Linkedin

Sobre nós

Diário do Comércio: veículo especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais, referência para empresários, executivos e profissionais liberais.

Fale Conosco: contato@diariodocomercio.com.br

© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

TERMOS DE USO | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Atendimento ao Leitor: (31) 3469-2001
De segunda a sexta-feira, das 08:00 às 17:00
Av. Américo Vespúcio, 1660 – Parque Riachuelo, Belo Horizonte – MG, CEP: 31230-250

Desenvolvido por Breno Ribeiro, Mara Bianchetti e Vitor Adler
Anterior
Próximo
  • Pesquisar
  • Ver artigos salvos
  • Movimento Minas 2032
  • Reformas por Minas
  • DC Publicidade Legal
  • CIEE
  • SME
  • Edição Impressa
  • Podcasts
  • Nossa História
  • Anuncie Conosco
  • Fale com a Redação
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

PRODUZIDO EM

MINAS GERAIS

COMPARTILHE

Comunicar erro

Identificou algo e gostaria de compartilhar com a nossa equipe?
Utilize o formulário abaixo!