Confira as dúvidas mais comuns sobre a CLT pesquisadas na internet e suas respostas
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ainda gera muitas dúvidas no Brasil. Prova disso é o número de pesquisas em relação ao tema no Google. Questões práticas como empréstimo consignado, férias, jornada semanal, benefícios e licença por falecimento estão entre as principais dúvidas dos internautas.
Para se ter uma ideia, segundo a plataforma digital Pagou Fácil, o termo “o que é CLT” registrou 43 mil buscas mensais no Google em 2025. A seguir, entenda um pouco mais sobre os principais termos pesquisados pelos brasileiros na internet.
O que é CLT?
- Pesquisa “em que ano foi promulgada a CLT?”
Segundo o levantamento, o termo foi buscado 700 vezes. Ela foi promulgada em 1943, durante o governo de Getúlio Vargas, com o objetivo de unificar as normas que regem as relações de produção entre empregadores e empregados no Brasil.
- “Quem criou a CLT”
Com 82 anos desde sua publicação, a pesquisa ainda soma 600 buscas mensais, movimento que deixa evidente o interesse da população em compreender o papel histórico dessa legislação.
- “Quantas horas semanais um trabalhador CLT cumpre?”
Foram registradas 3.700 buscas mensais sobre a jornada de trabalho em 2025. Em síntese, a CLT estabelece que a carga horária máxima é de 44 horas semanais, podendo ser distribuída em até 8 horas diárias, de segunda-feira a sábado.
Dependendo da convenção e da categoria de trabalho, no entanto, esses horários podem mudar. Além disso, há também variações dessa escala: 4×2, 6×1 ou 5×2. O importante é que essa jornada não ultrapasse 44 horas semanais.
- “Empréstimo CLT: como funciona?”
Criado pelo Governo Federal no ano passado, o empréstimo consignado CLT teve o volume de 6 mil buscas mensais, com perguntas como “quais bancos dão empréstimo consignado CLT” e outras 2.400 para “como funciona o empréstimo CLT”.
- CLT ou PJ: qual é a diferença?
Foram cerca de 1.500 buscas mensais sobre o tema. Inclusive, vale destacar que a chamada “pejotização” está na pauta do Ministério da Fazenda, sobretudo com o impacto na Previdência.
Outras dúvidas frequentes
- Termo “como funcionam as férias CLT” – 2.100 buscas mensais;
- “Quem é CLT pode ser MEI?” – 800 buscas (a resposta é sim, desde que não haja vínculo direto com o empregador principal);
- “falecimento do pai, quantos dias de afastamento CLT?” – 800 vezes mensais (são dois dias consecutivos);
- Pagamento de horas extras na CLT – neste caso, há dúvidas principalmente quanto aos valores e em quais condições configuram a necessidade de pagamento do valor, por exemplo.
Colaborador
Ouça a rádio de Minas