Legislação

Edifício das Liberdades é a nova sede da OAB e CAA em Minas Gerais

Foto: Leonardo Morais/Diário do Comércio
Novo espaço conta com estrutura projetada para oferecer mais comodidade e acessibilidade para a advocacia mineira

O Edifício das Liberdades, localizado no Barro Preto, região Centro-Sul de Belo Horizonte, agora é a nova sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA) em Minas Gerais. A inauguração foi realizada nesta sexta-feira (13), com a promessa de integrar toda a estrutura administrativa das entidades.

Com treze andares, o novo espaço conta com estrutura projetada para oferecer mais comodidade e acessibilidade para a advocacia, atendendo integralmente pessoas com deficiência. A ação, de acordo com as organizações, reforçam o compromisso com a inclusão e diversidade.

Foto: Leonardo Morais/Diário do Comércio

Segundo o presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, o novo espaço não apenas atende à advocacia do presente mas também aponta para o futuro que a entidade quer e deve construir.

“Essa nova casa carrega o nome de Edifício das Liberdades, que divorcia totalmente a OAB da cultura do retrocesso, da exclusão e do atraso. Os novos tempos são para inovar, incluir e avançar”, ressalta.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Além disso, ele afirma que o novo local traz a proposta de consolidar a essência da profissão: a defesa da cidadania, os valores da ordem e a missão institucional. “Aqui será um espaço no qual defenderemos sempre o estado democrático de direito, os direitos humanos e a justiça social”, completa.

A mudança para a nova sede é vista como necessária, já que sede anterior, inaugurada há mais de 50 anos no bairro Cruzeiro, na região Centro-Sul da capital mineira, apresentava problemas estruturais. “A OAB mineira cresceu, o número de inscritos e de serviços prestados à advocacia aumentou exponencialmente e precisávamos de um espaço que comportasse as demandas da instituição e da classe”, destaca Sérgio Leonardo.

Além da infraestrutura, o novo local também permitirá que as instituições avancem no projeto de digitalização dos procedimentos internos. A integração entre OAB e CAA também é vista como um ponto positivo.

Apesar de estarem em andares diferentes, sendo os pares destinados à estrutura da OAB, enquanto os ímpares ficarão a cargo dos departamentos da CAA, ambas as instituições apostam na sinergia para avançarem na gestão de processos.

Para o presidente da CAA-MG, Gustavo Chalfun, as entidades celebram um momento histórico ao entregar uma sede moderna e funcional. “O espaço é mais que um prédio, é uma plataforma para a inovação e só foi possível graças à atuação sinérgica entre a OAB e a CAA”, afirma.

Segundo Chalfun, a CAA-MG adquiriu o prédio, enquanto a OAB-MG ficou responsável pelas adequações da estrutura, montagem do espaço, mobília e equipamentos. “Essa integração entre as diretorias durante a gestão 2022/2024 é um divisor de águas na história das instituições”, avalia.

Foto: Leonardo Morais/Diário do Comércio

Também presente na inauguração da nova sede, o vice-presidente da OAB nacional, Rafael Horn, parabenizou a escolha da nova casa. “Não há dúvida alguma de que o local, um dos maiores e mais modernos da advocacia brasileira, está altura da pujante advocacia mineira”, destaca.

Horn acrescenta a importância da articulação entre as entidades e que o espaço agora contará com uma estrutura robusta para atender os principais objetivos da ordem. “Que seja aqui o pontapé inicial de muitas conquistas da advocacia e que sigamos no papel de defender a democracia, a cidadania e as prerrogativas dos advogados e advogadas”, finaliza.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas