Legislação

Sancionada Lei em prol de vítimas de enchentes e catástrofes em Minas Gerais

Nova lei busca priorizar vítimas de enchentes, alagamentos e outros desastres naturais na construção ou reconstrução de casas em ambientes rurais e urbanos
Sancionada Lei em prol de vítimas de enchentes e catástrofes em Minas Gerais
Ouro Preto foi uma das cidades atingidas por enchentes nos últimos anos | Foto: Ane Souza Prefeitura de Ouro Preto

A população de Minas Gerais acaba ser beneficiada com uma nova Lei que reforça a proteção aos cidadãos em ocorrências de enchentes e catástrofes. A Lei 24.790 foi sancionada pelo governador Romeu Zema (Novo) e publicada no Diário Oficial Minas Gerais nesta sexta-feira (07) com o objetivo de priorizar vítimas de enchentes, alagamentos e outros desastres naturais na construção ou reconstrução de casas, seja em ambiente urbano ou rural.

O projeto que deu origem à Lei é de autoria do deputado Carlos Henrique (Republicanos). Ele inclui o atendimento prioritário para vítimas de enchentes, alagamentos, transbordamentos ou outros eventos naturais, além de dar suporte a vítimas de deslocamento involuntário promovido ou autorizado pelo Estado.

A nova lei acrescentará inciso ao artigo 2º da Lei 18.315, de 2009, que inclui o estabelecimento de diretrizes para a formulação da Política Habitacional de Interesse Social (Pehis).

Conforme já publicado pelo Diário do Comércio, o autor do projeto se inspirou nas chuvas que alagaram ruas e invadiram casas no Vale do Jequitinhonha, em 2021. Segundo o deputado, Minas Gerais foi palco de decorrentes de desastres naturais nos últimos anos, os quais deixaram muitas famílias desabrigadas, semelhante ao cenário atual no Rio Grande do Sul, e esse PL abre o leque para todos os estados do Brasil adotarem. (Com informações da ALMG)

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Cidades mineiras que já estiveram em situação de emergência por chuvas em 2024*

  1. Diamantina
  2. Rosário da Limeira
  3. Santo Antônio do Amparo
  4. Três Corações
  5. Paracatu
  6. Governador Valadares
  7. Teófilo Otoni
  8. Raposos
  9. Carlos Chagas
  10. Salinas
  11. Manhuaçu
  12. Nanuque
  13. Conceição do Mato Dentro
  14. São Francisco
  15. Porteirinha
  16. Entre outras, totalizando 96 cidades

(*) Fonte: Defesa Civil de Minas Gerais

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas