BH Airport avança em nível de certificação internacional de experiência do cliente

O BH Airport acaba de ser classificado no nível 2 no programa Airport Customer Experience Accreditation, uma certificação internacional de experiência do cliente, da Airports Council International (ACI) World.
Agora, o terminal, localizado em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), integra a restrita lista de nove aeroportos na América Latina com essa classificação, sendo o único no Brasil.
O terminal já era o único do Brasil a ser reconhecido pela estratégia de experiência do cliente quando, ainda no ano passado, foi certificado no nível 1.
“Estamos muito felizes com esse novo nível da certificação e vamos trabalhar para implementar melhorias e continuar evoluindo constantemente”, afirmou o CEO do BH Airport, Daniel Miranda.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Certificação avalia oito aspectos nos aeroportos
A iniciativa faz parte do Airport Service Quality (ASQ) da ACI World e contribui para que os aeroportos evoluam em suas práticas de experiência dos viajantes, classificando os terminais em níveis que variam entre 1 e 5.
Para receber a certificação, os aeroportos participam de um processo abrangente de análise, que fornece uma visão de 360° do gerenciamento da experiência do cliente no ambiente aeroportuário.
O programa leva em consideração oito principais aspectos:
- compreensão do cliente;
- estratégia;
- medição;
- melhoria operacional;
- governança;
- cultura aeroportuária;
- design de serviços/inovação
- e colaboração da comunidade aeroportuária.
BH Airport também é reconhecido em outros prêmios
O CEO destacou ainda que o reconhecimento é fruto de um trabalho coletivo focado na melhoria constante. De acordo com Daniel Miranda, a experiência do cliente é um fator estratégico no BH Airport e, por isso, mais importante do que ter uma área dedicada, também são desenvolvidas uma série de ações para que o tema seja absorvido na cultura da empresa.
Em todo o mundo, 46 aeroportos possuem o nível 2 da certificação da ACI World, o que significa que “o BH Airport está promovendo uma estratégia clara de experiência do cliente, além de ter uma estrutura para entendimento das expectativas, satisfação, comentários e reclamações das pessoas que utilizam algum serviço do terminal”, enfatizou Miranda.
Além da certificação do Airport Customer Experience Accreditation, o BH Airport recebeu, por cinco anos consecutivos, a maior nota no Fator Q da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que reconhece a qualidade dos serviços prestados em aeroportos sob concessão.
O terminal mineiro também foi reconhecido, em 2023, pelo Prêmio Aviação Mais Brasil da Secretaria de Aviação Civil como melhor e mais pontual aeroporto entre os maiores do país.
Ouça a rádio de Minas