Com aporte de R$ 3 mi, Botânico Shopping terá espaço para o segmento de moda de luxo e autoral

O novo Botânico Shopping, localizado no bairro Belvedere, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, terá um espaço destinado ao segmento de moda de luxo. O local irá abrigar sete marcas do setor, sendo seis mineiras, em uma área de 450 metros quadrados (m²) no mall. O investimento previsto para o projeto supera os R$ 3 milhões.
O Botânico Shopping já está em fase final de construção e será o primeiro shopping integrado à natureza de Minas. O empreendimento de 12 mil m² recebeu mais de R$ 120 milhões em investimentos e deve ser inaugurado em junho deste ano.
O objetivo do espaço voltado para a moda autoral é fortalecer o segmento de alto padrão em Minas Gerais e oferecer ao público do shopping um mix de marcas selecionadas e exclusivas. A nova galeria é assinada pela arquiteta Ana Bahia e está localizada no nível Horizonte, tendo à sua frente a grande praça central e ao fundo o jardim vertical.
A arquiteta responsável pelo projeto destaca a grandeza do espaço, em uma grande loja iluminada, onde a natureza também se faz presente. “O nosso desafio foi criar um projeto orgânico, onde todas as sete marcas tenham destaque e a sua individualidade”, aponta.
Para alcançar esse objetivo, Ana Bahia criou um projeto em formato de “S”, com linhas curvas e grandes painéis vazados que, além de delimitar os espaços, direcionam o fluxo de visitantes, promovendo uma integração visual e conceitual entre as marcas. O projeto do espaço é inspirado na arquitetura brutalista, caracterizada pelo uso do concreto aparente e uma estética imponente em contraste com o requinte e o refinado.
“É uma arquitetura que valoriza a matéria-prima em sua forma essencial, como o cimento aparente. Buscamos preservar a estrutura original do local e, ao mesmo tempo, trazer a sofisticação com paleta de cores neutras, tapetes delicados, cortinas de linho requintadas e móveis de pedras de quartzito brasileiras, que se assemelham a verdadeiras joias”, detalha.
Além disso, ela também aponta que o projeto contará com uma área central com três amplos provadores, caixas revestidas em espelho e tapetes que demarcam sutilmente o espaço de cada marca.
“Todo o design do ambiente foi projetado para promover uma conexão com todas as sete marcas, eliminando barreiras físicas e visuais. O visitante terá uma experiência imersiva e completa dentro do espaço”, diz.
Presença de marcas autorais no mall

A empresária Elisa Atheniense, proprietária da marca de bolsas que leva seu nome, foi uma das organizadoras da curadoria do projeto. Ela pontua que não se trata de uma loja multimarcas ou de um compartilhamento, mas sim de corners, que são espaços exclusivos dentro de uma loja, delimitados por mobiliário, como a galeria Le Bon Marché na cidade de Paris.
“Não existe em nenhum shopping do Brasil um espaço com uma proposta semelhante, de reunir marcas em um mesmo espaço. Temos certeza de que será um sucesso”, garante.
Elisa Atheniense destaca o caráter inovador dessa iniciativa e a liberdade no momento de escolher as marcas que ocuparão o espaço. “São marcas autorais, que possuem o mesmo posicionamento de mercado, que têm cuidado com a qualidade, o acabamento e o atendimento exclusivo”, afirma.
Ela lembra que se interessou pelo projeto do mall desde o início, devido ao paisagismo do novo empreendimento, mais aberto e arejado. A empresária ainda aponta o fato da administração atuar de forma diferenciada das demais, com uma comunicação direta com os lojistas e demais empresários.
Leia sobre: Belvedere ganhará strip mall integrado à natureza
Além disso, Elisa Atheniense ressalta que o projeto possui um estilo diferenciado e uma proposta voltada para o atendimento personalizado. Ela também aponta que o espaço possibilita a união de forças entre as marcas presentes, que possuem o mesmo propósito.


Marcas presentes no novo espaço:
- Elisa Atheniense;
- Coven;
- Printing;
- Anna Barroso;
- Essenciale;
- Tatiane Queiroz;
- Manolita.
A diretora criativa da Coven, Liliane Rebehy, ressalta a união entre as marcas, que se comunicam e se conectam. “Foi uma escolha feita em conjunto, para somar e proporcionar o melhor aos clientes. Desde o começo achei o projeto muito especial, cada marca selecionada tem a sua história, a sua identidade própria e valores agregados ao seu produto”, diz.
Ela também enfatiza o potencial do shopping e a expectativa para esse novo empreendimento comercial na Capital. “O Botânico Shopping é maravilhoso, tivemos um encantamento não só pela proposta, mas pela estrutura oferecida em um ponto estratégico com grande potencial de crescimento que é o Belvedere. Existe no bairro e na região um grande interesse das pessoas em consumir marcas de alto padrão mais próximo de casa”, completa.
Já a dirigente da marca Printing, Malu Queiroz, afirma que a curadoria do Botânico foi muito bem pensada, com a ideia de proporcionar algo novo para o cliente em termos de experiência de compra, com altíssimo nível. “Essa será nossa segunda loja na cidade, a primeira em um shopping”, aponta.
A empresária Anna Barroso, proprietária da marca de calçados femininos com mesmo nome, destaca o projeto como desafiador. “É uma iniciativa visionária e ao mesmo tempo desafiadora, algo que não existe em Belo Horizonte. Todas as marcas possuem um viés artístico”, afirma. Para ela, essa será uma grande oportunidade de se aproximar de mais clientes.
Outras marcas no Botânico Shopping
Vale ressaltar que, além das marcas presentes no espaço projetado por Ana Bahia, o Botânico Shopping também vai abrigar outras marcas do segmento de moda autoral que complementam a experiência de luxo oferecida pelo centro de compras e lazer na capital mineira.
Dentre elas está a marca de moda fitness de alta performance Lauf, com a primeira loja em Belo Horizonte. Outra novidade para o mall é a chegada das marcas Auá, Beyz e Camila Hermeto ao empreendimento comercial.
Ouça a rádio de Minas