Calor provoca aumento nas vendas de produtos de verão

A forte onda de calor que vem atingindo o País tem impactado diretamente nas vendas do varejo supermercadista. Segundo levantamento realizado pela plataforma de inteligência Scanntech, setores de cuidados pessoais, bebidas e gelatos tiveram uma maior procura elevando as vendas em até 89%. O aumento foi identificado em setembro deste ano, numa comparação com o mesmo período de 2022.
O estudo também identificou que a chamada “cesta de verão” teve um aumento significativo na participação das vendas do varejo alimentar, elevando-se em 3,8 pontos percentuais (p.p.) no período analisado. Desde o início do mês de setembro, o varejo já vinha apresentando aumentos semanais, porém mais modestos, variando entre 0,8 e 1,6 pontos percentuais nas primeiras duas semanas do mês.
A elevação se deve principalmente à busca intensificada por itens como repelentes (aumento de 50,2%), bronzeadores e protetores solares (alta de 42,6%), inseticidas (alta de 48,3%), isotônicos (elevação de 28,8% nas vendas) e geladinhos (alta de 89,2%). Itens como potes de açaí, sorvete e garrafas de água mineral também apresentaram aumentos nas vendas, sendo 10,3%, 23,0% e 10,3%, respectivamente.
A diretora de marketing da Scanntech, Priscila Ariani, afirma que o impacto pode ser notado dentro de categorias em que o consumidor comumente busca, mas com mudanças no tipo do produto. “Quando a temperatura sobe, os produtos mais buscados deixam de ser itens como café, vinho ou chá e passam a ser outros ligados ao frescor e cuidados pessoais”, diz. “Um dado interessante é que a cesta de inverno obteve, na terceira semana de setembro, uma retração de 0,3 p.p. comparando com 2022”, acrescenta.
Período mais quente é sazonal para o setor varejista
Ainda segundo a especialista, o consumo é reativo, ocorrendo sempre que há grandes variações de temperatura, tanto para cima quanto para baixo. As vendas de diferentes produtos podem ser observadas nas transações do “boca do caixa” e, segundo ela, é um período já estimado e aguardado pelo setor varejista. “O consumidor também é movido pela sazonalidade de produtos, e a temperatura e datas comemorativas, como fim de ano e festa junina, impactam o varejo”, conclui.
No caso dos sorvetes, por exemplo, a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis) estima que a procura dos consumidores pelos produtos do setor pode resultar um incremento de 35% de vendas. A expectativa da entidade é de que o aumento dessas comercializações seja uma tendência para esta o restante da primavera e da transição desta estação com o verão, quue deve registrar patamares ainda maiores.
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