Empresária mineira realiza sonho e lança primeiro livro de poemas

A mentora de empresários e executivos, Adriana Prates, está lançando o primeiro livro. Chamado “O verso inverso”, a publicação é a realização de um sonho de infância. Adriana Prates, que desde criança escreveu poemas e tinha o sonho de ser escritora, pelas circunstâncias da vida acabou indo para outra área e desenvolveu uma carreira consolidada em mentorias empresariais. Agora, com o livro, Adriana Prates quer incentivar as pessoas a buscarem seus sonhos.
O lançamento do livro “O verso inverso” será no dia 24 de outubro, das 18 horas às 22 horas, no Grande Hotel Ronaldo Fraga, em Belo Horizonte. A publicação tem 140 páginas, sendo 20 em papel vegetal. O livro de poesias é composto por três capítulos.
“O livro é a realização de um sonho de infância. Comecei a escrever com mais ou menos oito anos. Naquela época, eu já grampeava os escritos como um livro, participava de concursos de poesia na escola e meu sonho era ser escritora. Pelas circunstâncias da vida, comecei a trabalhar muito cedo, com cerca de 12 anos e, com 14 anos, eu tive o primeiro emprego registrado em carteira. A partir desse momento, esse sonho foi um pouco abafado pelo tempo e pela rotina. Então, lançar o livro está muito relacionado a um resgate da minha própria história pessoal, da minha própria linha de vocação”.
O livro conta com poemas que a empresária, Adriana Prates, escreveu entre 2017 e 2022. No primeiro capítulo, o “Campos de Estrelas”, Adriana Prates explica que os poemas estão relacionados às questões existenciais, de identidade e filosóficas da vida. “Neste capítulo, o meu propósito é fazer perguntas que provoquem pensamentos e reflexões”.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Já no segundo capítulo do livro, chamado “Cartas de Amor”, Adriana Prates reúne uma série de cartas para os diversos universos afetivos. “Escrevi cartas de amor para os diversos universos afetivos que temos, pode ser relacionado ao amor romântico, ao amor entre pais e filhos, entre amigos, por exemplo”.
No último capítulo, “Lampejos”, são abordados os insights mais poderosos, mais fortes e com uma linguagem mais direta e prática. O objetivo é estimular que o leitor tenha equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, aproveitando os momentos e realizando sonhos.
“Os poemas do terceiro capítulo têm uma objetividade muito grande e tem uma direção muito forte. O objetivo é trazer as pessoas para o propósito delas, para o foco, para as decisões mais importantes, para não abandonar a vida pessoal e não colocar toda energia no trabalho. Ele vem como um sinal de alerta para que as pessoas possam ter esse equilíbrio na vida”.
Com o livro, Adriana Prates espera que as pessoas que lerem o conteúdo tenham benefícios e reflitam sobre a vida. Além disso, ela quer inspirar outros autores a também escreverem livros.
“Quero estimular as pessoas comuns, que tenham sensibilidade e que gostariam de escrever obras e publicar. Quero chamar a atenção para que cada um de nós, que temos esse potencial criativo, se tiver vontade e tiver desejo pode se beneficiar de escrever porque consumir leitura é muito bom, mas produzir conteúdo é muito único porque o poema é extremamente original”.
Ouça a rádio de Minas