Enercred atinge a marca de mais de 20 mil clientes de energia solar

16 de setembro de 2021 às 0h30

img
A Enercred criou programa de assinatura de energia solar compartilhada no País | Crédito: Divulgação/Enercred

Seguindo na esteira do crescimento do setor de geração e comercialização de energia limpa em Minas Gerais, a Enercred multiplicou por 15 a base de clientes do ano passado para cá, alcançando a marca de mais de 20 mil usuários cadastrados na plataforma de comercialização de energia. E a tendência é que esse número continue a crescer, uma vez que, com a escalada de preços no País, puxada inclusive pela energia, as pessoas têm procurado alternativas para otimizar o orçamento e suprir as despesas.

Diante deste cenário, a energia solar se confirma como solução, aliando sustentabilidade e economia. Ainda assim, o investimento para a implantação do sistema de placas solares é elevado e inviável para grande parte da população. Por isso, já em 2016, a Enercred lançou o primeiro programa de assinatura de energia solar compartilhada do Brasil e hoje tem forte presença em Minas Gerais. Mas este ano ainda vai passar a operar em outros estados do Sudeste e do Centro-Oeste.

“As negociações estão avançadas e logo estaremos operando nesse modelo de geração compartilhada de energia, conectando o cliente final com a distribuidora em outros locais do País. Com o sistema, a redução de custos na conta de luz pode chegar até 15% para residências e 25% para as PMEs ( Pequenas e Médias Empresas)”, explica o CEO da Enercred, José Otávio Bustamante.

O crescimento da startup no ano passado foi possível não apenas pelo próprio aquecimento do setor – impulsionado pela pandemia -, mas também pelos investimentos por parte da empresa em inovação, como a digitalização, o atendimento às Pequenas e Médias Empresas. Neste ano o desempenho também segue favorável. Segundo Bustamante, a Enercred tem apurado crescimento de 33% na receita mês a mês.

“Como entramos bem cedo no mercado, tínhamos dificuldade em encontrar investidores para as usinas e nosso ritmo de crescimento era até tímido, uma vez que não conseguíamos escala para abastecer os clientes. Depois o modelo foi ficando mais conhecido, tivemos uma explosão de investimentos no Brasil e o que antes era um problema tornou-se solução. Hoje temos fila de usinas”, recorda.

Tamanho crescimento do setor nos últimos anos que, conforme a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil passou a ocupar a 14ª posição do ranking de países que mais produzem energia solar no mundo, com uma capacidade instalada de 10 mil MW (megawatts), o equivalente a 70% da potência da usina hidrelétrica de Itaipu (a segunda maior do mundo e a maior da América Latina).

E vale dizer que Minas Gerais está no topo da lista dos estados com maior potência instalada de energia solar na geração distribuída e segue recebendo investimentos vultosos no segmento. Apenas nesta semana foram anunciados bilhões para a construção de novos parques no Norte de Minas. Um deles diz respeito aos R$ 5,2 bilhões que serão aportados pela Sowitec na construção de três parques.

Já a Companhia Energética Integrada (CEI), de Belo Horizonte, e a Nebras Power Investment Management BV (“NPIM”), afiliada integral da Nebras Power QPSC, empresa de investimentos em energia do Qatar, anunciaram a formação de uma joint venture no Estado. A empresa já nasce responsável pela operação e administração de 18 usinas hidrelétricas no Brasil, que somam potência instalada de 72 megawatts e um portfólio de mais de 13 gigawatts (GW) em projetos fotovoltaicos de longo prazo.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail