Enfeites natalinos impulsionam negócios em Belo Horizonte

Com planejamento antecipado e foco na ampliação de negociações, empresas da Capital estão otimistas com os resultados deste ano

8 de dezembro de 2023 às 0h25

img
Negócios de enfeites natalinos estão otimistas com Natal de 2023. | Crédito: Adobe Stock

Com a aproximação do Natal, as lojas de enfeites natalinos em Belo Horizonte já estão preparadas para encantar os clientes. De árvores grandiosas a guirlandas, passando por presépios e projetos completos, os negócios se caracterizam pela ampla variedade de opções para diferentes estilos e orçamentos. 

Segundo análise realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG, a data impacta 77,2% do comércio varejista do Estado e, para 2023, a palavra de ordem é otimismo. Neste ano, 40% dos empresários esperam melhores resultados em relação ao ano passado e, sobre a preparação para um dos eventos mais aguardados do ano, 32,2% já receberam todas as encomendas e 43,7% já fizeram seus pedidos.

Para as lojas especializadas em decoração natalina, essa movimentação vai além dos meses finais do ano. Um exemplo disso são os trabalhos realizados pela Futuro Natal, que neste ano viu suas vendas crescerem mais de 20% em relação ao ano passado.

Idealizado há mais 20 anos pela empresária Cláudia Travesso, a Futuro Natal é pioneira em Belo Horizonte na oferta de enfeites natalinos. Através de projetos de Natal e locação de figuras natalinas, atende empresas, prefeituras e residências em diversos pontos de Minas Gerais.

Até 2019, Cláudia Travesso ficou à frente de importantes projetos natalinos na Capital, como a decoração da Praça da Liberdade, Prédio da Cemig e Cidade Administrativa. Nos últimos anos, começou a atender cidades como Contagem, Congonhas, Mariana e Itabira, com projetos de decoração detalhados, além de concessionárias e shoppings como BH Outlet, Ponteio, CenterMinas, Via Shopping e Nova Lima Mall.

Projeto de Contagem é um dos mais desafiadores da empresa, com mais de 30 locais inaugurados simultaneamente. | Crédito: Divulgação/Futuro Natal

“A gente trabalha com Natal o ano inteiro. Em janeiro desmontamos e direcionamos aos galpões onde são recondicionados para iniciarmos o próximo Natal. Esse processo demora cerca de 6 meses e em paralelo, inicio os projetos, garimpo novos materiais e faço visitas técnicas nas cidades para a preparação de um novo Natal”, explica.

Cláudia Travesso, Idealizadora da Futuro Natal

Ampla possibilidade de negociações podem ajudar empresas

Fundada em 2005 para comercializar arranjos de flores, a Estrada Real Decorações vem ampliando seu portfólio de produtos e já soma seis unidades na Capital e Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). As lojas oferecem uma linha completa de produtos natalinos, que representam atualmente 30% do faturamento total da empresa. O público-alvo é diversificado e entre os clientes estão decoradores, arquitetos, empresas e consumidor final.

Um dos atrativos da Estrada Real é a flexibilidade nas vendas dos itens, atendendo nos formatos atacado e varejo. No atacado, a empresa atende desde clientes finais até atacadistas em várias partes do Brasil que compram para revender. Além disso, a possibilidade de locação das peças é aberta para todos os itens de decoração, onde é cobrado 40% do valor de venda.

Decorações podem ser adquiridas nos formatos de venda e aluguel, no atacado e varejo. | Crédito: Redes Sociais/Estrada Real Decorações

Com essa ampla possibilidade de negociações, os resultados têm sido positivos. Segundo o idealizador da empresa, Eder Braga Pereira, o ano de 2023 foi positivo, e graças a uma organização antecipada – com produtos disponíveis desde o mês de agosto – a loja superou em 10% as vendas do ano de 2022.

“O mercado mineiro é muito exigente e tem algumas especificidades. Não é fácil entrar e acertar. No mercado de Natal, por ser sazonal e envolver uma grande variedade de produtos, não podemos errar para não ficarmos com mercadorias paradas.”

Eder Braga Pereira, idealizador da Estrada Real Decorações

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail