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Enjoei busca franqueados para abrir lojas físicas em Belo Horizonte e mais duas capitais

Intenção é fortalecer o mercado de moda circular para um consumo mais consciente; plano é chegar a 300 lojas físicas em três anos
Enjoei busca franqueados para abrir lojas físicas em Belo Horizonte e mais duas capitais
Fundadora do Enjoei, Ana Luiza McLaren. Credito: Divulgação Enjoei/Germano Lüders

Com o propósito de expandir as suas operações na área de moda circular pelo Brasil, a plataforma de compra e venda de roupas e outras peças usadas Enjoei busca franqueados para abrir lojas físicas em Belo Horizonte. O interesse da marca também se estende por mais duas capitais: Rio de Janeiro e São Paulo, onde já possui três lojas recentemente abertas.

Para a fundadora da Enjoei, Ana Luiza McLaren, a intenção de trazer a marca para o varejo físico da capital mineira é um passo estratégico de ampliação das operações e, ao mesmo tempo, um facilitador, já que a expansão se dá pelo modelo de franquias.

“O Enjoei tem sido um dos grandes agentes de transformação acerca do consumo de usados no Brasil, e temos convicção de que esse hábito só vai avançar. O mundo precisa que avance, é uma questão de civilidade”, afirma a empresária.

Marca quer chegar a 300 lojas em três anos

Para além da previsão de lojas físicas em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, a marca tem um plano de expansão ambiciosa, e planeja chegar a 300 unidades nos próximos três anos.

“O Enjoei vai priorizando a busca de franqueados nessas regiões, mas a marca está aberta a boas oportunidades em outras localidades, com foco inicial em cidades com mais de 300 mil habitantes”, pontua.

Loja física da Enjoei aberta na capital paulista em 2024 | Crédito: Divulgação Enjoei

Enjoei quer ampliar a moda de segunda mão

Para Ana Luiza McLaren, a iniciativa de levar o mercado de segunda mão para lojas físicas reflete a visão do Enjoei de que ainda há muito a ser explorado no universo do varejo.

“A franquia do Enjoei, assim como já acontece na plataforma on-line, oferece aos clientes a possibilidade de adquirir marcas renomadas a preços acessíveis, contribuindo para dar um novo destino a peças que não são mais usadas, promovendo um consumo mais consciente”, diz.

O mercado de roupas usadas deverá atingir US$ 350 bilhões até 2028 e representar 10% do mercado de moda mundial até 2025, de acordo com o Relatório de Revenda da ThredUp.

Qual o perfil ideal de franqueado?

Na fase de expansão da Enjoei pelo País, a marca está em busca de franqueados com experiência no varejo e que sejam alinhados com a visão de moda circular.

Desta forma, o franqueado será responsável por adquirir o estoque diretamente de pessoas interessadas em vender suas peças usadas. A triagem, que dura cerca de 45 minutos, será realizada por um profissional capacitado da loja.

Inteligência operacional e suporte ao franqueado

O estoque inicial para abrir a franquia será de aproximadamente 4 mil peças, com um software exclusivo auxiliando na precificação das mercadorias. Ana Luiza McLaren explica que o sistema é baseado nos dados de vendas anteriores na plataforma on-line, e ele oferece respostas ágeis e intuitivas, com atualizações constantes.

Para o processo de implementação de uma loja física Enjoei, a empresa oferece um amplo suporte aos franqueados, que inclui as seguintes etapas abaixo.

  • Sistema de precificação digital exclusivo;
  • sistemas de gestão e manuais de operação;
  • ajuda na escolha do ponto comercial;
  • acompanhamento na implantação da unidade;
  • treinamento para franqueados e equipes;
  • suporte em ações de marketing e consultoria de campo;
  • ferramentas de business intelligence e treinamentos de reciclagem.

O investimento inicial para abrir uma franquia do Enjoei é de R$ 650 mil, mas para os primeiros franqueados há uma taxa especial de 50% na taxa de franquia, além de redução dos royalties no primeiro ano de operação.

Veja mais detalhes sobre os modelos de loja da Enjoei

  • Tamanho: lojas de rua de 200 a 300 metros quadrados.
  • Investimento inicial: de R$ 650 mil a R$ 1 milhão (incluindo projeto de arquitetura; despesas pré-operacionais; gastos com infraestrutura, equipamentos e seguro; enxoval da franquia; obra no ponto de venda, mobiliário e fachada).
  • Faturamento bruto estimado mensal: de R$ 200 mil a R$ 350 mil.
  • Prazo de retorno: de 24 a 30 meses.
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