Entretenimento: Mercadão Internacional inaugura em abril

27 de janeiro de 2021 às 0h27

img
Crédito: Divulgação

Após aproximadamente um ano e meio de obras, o Mercadão Internacional de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), deve ser entregue em abril. A previsão inicial era dezembro do ano passado, mas o cronograma de implantação precisou ser alterado em função da pandemia de Covid-19. Por questões estratégicas, o investimento no centro comercial não foi revelado.

Porém, a diretora-executiva do Mercadão, Ana Lúcia Araújo, afirma que as expectativas quanto ao empreendimento são grandes, uma vez que contará com opções de lazer e gastronomia, além de área externa para a realização de grandes eventos, levando-o ao potencial de se tornar mais um polo turístico de Minas Gerais.

“A cidade de Lagoa Santa foi escolhida, devido ao relacionamento pessoal de um dos sócios com a cidade, além da proximidade com o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, podendo atrair diversos turistas, e de estar dentro do Vetor Norte, que é uma das regiões que mais crescem hoje no Estado, de fácil acesso e localização”, revelou.

Para isso, o empreendimento contará com área de 40 mil metros distribuída em três grandes galpões. Ana Lúcia Araújo não adianta quais lojas atuarão na estrutura principal, mas cita os cerca de 300 boxes disponíveis – número que pode variar, em função do tamanho das lojas – para locação. Conforme ela, o local irá abrigar comerciantes de artesanato, empório, casas de carne, peixaria, padaria artesanal, sacolão, cervejaria, casas de vinho e azeite, sorveteria, gastronomia regional e internacional.

No fim do ano passado, a direção havia informado que 60% das lojas e estabelecimentos já estavam reservados e que se encontravam em tratativas com outros empresários e investidores interessados em abrir negócios no local. O aluguel mínimo é de R$ 900 – sem fiador, com pagamento de caução. Além disso, a meta é gerar 1,2 mil empregos diretos e mais de 3,2 mil empregos indiretos.

Em relação à expansão do projeto para outras cidades, como informado por um dos idealizadores na ocasião do lançamento, a diretora apenas disse que “essas informações ainda não serão divulgadas”.

Turismo na região ganhará reforço 

Inspirado nos modelos dos tradicionais “mercadões” existentes no Brasil e na Europa, o Mercadão Internacional de Lagoa Santa, localizado na cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), contará com uma área de aproximadamente 40 mil metros quadrados e será um centro comercial a céu aberto com opções de lazer e gastronomia. Além disso, a infraestrutura contará também com uma área externa para grandes eventos. O objetivo dos investidores é tornar o local, próximo ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, um polo do turismo em Minas Gerais. 

Pensando nisso, o arquiteto Rodrigo Mourão desenvolveu o projeto de acabamentos internos dos espaços do Mercadão e ficou responsável pela decoração, além de realizar a projeção das áreas de convivência, espaços de exposição de veículos, com distribuição de mobiliário e projeto luminotécnico. O local possui um grande galpão industrial onde está sendo feito uma revitalização com grande potencial de aproveitamento, que vai proporcionar uma experiência única aos visitantes, indo muito além das compras. “Será um ambiente de lazer com eventos atrativos, personalizado para atender vários tipos de públicos. O paisagismo oferecerá, de forma pontual em todos os espaços como elemento na composição e marcação dos espaços de convivência e descanso, bancos com formatos orgânicos, dando dinamismo e referência mineira, envolvendo o acabamento rústico aliado ao uso de itens de madeira, como as luminárias e arcos, que farão referência ao barroco mineiro”, explicou o arquiteto.

Já na praça de alimentação, foram desenvolvidos como elementos de separação diversos canteiros suspensos, que farão a divisa com a presença de sofás para conforto dos clientes e mobiliário com mesas de formatos variados. Haverá pendentes de bambu que ficarão suspensos entre as estruturas dos pilares, e um forro de tábuas vazadas esconderá a iluminação cênica, valorizando a estrutura e ambientação dos restaurantes. 

Os espaços de convivência contarão com canteiros redondos e bancos de madeira ao redor, além de assentos pontuais proporcionando ambientes de parada e descanso, onde o público contará também com sofás e balcões para alimentação e convívio, proporcionando um ambiente agradável a todos que visitarem o Mercadão Internacional de Lagoa Santa. A grande estrutura dos espaços receberá arcos e luminárias em estilo barroco mineiro, dando maior simplicidade através da madeira do mobiliário e uso do cimento queimado cerâmico, que vai marcar estes espaços com uma sofisticação gerada pelos arcos trabalhados com referências portuguesas clássicas. 

O Mercadão também contará com espaços de eventos, bares e padarias, com locais de parada e consumo com mesas, além de uma grande atrativa surpresa. Nas áreas de exposição de veículos, terá um canteiro com caminhos em formato orgânico, que, de maneira dinâmica, levará o público de encontro a uma nova dimensão de escala do local: um Boeing 737-200. O avião é todo restaurado e vai abrigar os clientes com uma área repleta de mesas e bares para frequência do público em dias de eventos especiais.

Outro ambiente diferenciado será a peixaria com restaurante, onde o consumidor poderá degustar o produto adquirido em um local descontraído entre as palmeiras com grandes mesas de madeira maciça ao ar livre. “Os ambientes do Mercadão Internacional foram inspirados nos grandes mercados revitalizados na Europa e América Latina. Hoje, grandes centros comerciais redefiniram seus espaços como destino atrativo para os consumidores, e isso inclui os eventos que estarão cada vez mais atrativos, personalizados e pensados para o público, sendo utilizados estrategicamente. Os eventos influenciam no relacionamento com o cliente, criando um vínculo com o Mercadão, proporcionando uma grande experiência a todos. Os eventos terão a função de fidelizar o público do Mercadão, além de aumentar o tempo de estadia no empreendimento, podendo desfrutar de diversos espaços. Com isso, as chances de compras não programadas vão crescer, sendo uma boa estratégia de marketing”, explicou o arquiteto Rodrigo Mourão.

Tendência – A grande tendência atual é tornar centros comerciais em bons espaços locais de experiência e conforto. Os mercadões estão se tornando grandes centros de diversão e lazer, combinando entretenimento, socialização, conveniência e também compras, como uma espécie de fuga do comércio eletrônico, podendo curtir a família e os amigos. Essa é a principal ideia do projeto da infraestrutura do Mercadão Internacional. “Quando desenvolvi esse projeto, pensei em um local onde os varejistas possam oferecer uma experiência superior à do ambiente virtual e enriquecer a vida social dos consumidores de uma forma que as redes sociais não conseguem. Atrás dessa tendência, o Mercadão também vai oferecer uma pista de Mountain Bike com três metros, e bar de apoio onde as pessoas possam assistir seus amigos e familiares praticando o esporte”, finalizou Mourão.

E demanda de público para tantos ambientes dinâmicos dentro de um só lugar não falta: uma das grandes apostas do Mercadão Internacional de Lagoa Santa é atrair o fluxo de pessoas que trafegam diariamente pelo terminal viário, moradores do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e turistas que fazem o circuito das grutas e de cachoeiras no sentido da Serra do Cipó. O funcionamento do local será de domingo a domingo.

Em relação à fachada do empreendimento, o responsável pelo desenho foi o artista plástico Waldney de Araújo Guedes, que buscou inspiração nas fazendas e nos casarões antigos. “Eu desenvolvi um projeto em 3D da fachada me inspirando nas paisagens mineiras, além das grandes fazendas. Como o estabelecimento é um Mercadão Internacional em Minas Gerais, nada mais justo do que as clássicas referências mineiras. Apostei em itens mais rústicos”, disse Guedes.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail