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Franquia de brechó infantil fechou 17 contratos em 2020

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Empresa já possui uma cadeia de compra e venda de produtos | Crédito: Renato Matos

A pandemia de Covid-19 acelerou o empreendedorismo no Brasil. Seja como alternativa para driblar o desemprego ou como oportunidade de renda extra, muitas pessoas têm aproveitado o momento para investir em um sonho ou até mesmo mudar de área. E mesmo com o isolamento social, o consumo de moda infantil não parou, principalmente no universo digital.

Diante do cenário, negócios com foco nos pequenos têm despontado como opção. A rede de franquias belo-horizontina Joaninha Brechó Infantil, por exemplo, cresceu cinco vezes em apenas um ano – fruto de um trabalho diferenciado e voltado para quem deseja empreender aliando baixo custo, qualidade, excelência em produtos e atendimento.

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É o que avalia a empresária Vivian Deus, fundadora da rede. Ela argumenta que investir em uma franquia possui inúmeras vantagens: a principal delas é o fato de o franqueado passar a ser o dono do próprio negócio. “Com a estrutura da empresa prontamente consolidada, o franqueado passa a usufruir de todos os benefícios, já que os funcionários receberão preparação específica para se adequarem ao padrão de negócio daquele estabelecimento”, destaca.

E é neste sentido que a franquia infantil Joaninha Brechó vem desenvolvendo, desde 2019, uma cadeia de compra e venda de produtos infantis cada vez mais consolidada, aumentando o portfólio e os canais de venda. Isso porque todos os itens passam por avaliação antes de serem comprados e revendidos para o mercado.

“Nosso modelo de franquia é padronizado em atendimento de excelência e no processo de compra e venda de mercadorias. As lojas estão presentes em centros comerciais e agora, diante do agravamento da crise sanitária, os esforços estão voltados para o ambiente virtual. O tipo de consumo mudou, mas as compras não. As mães não deixaram de fazer o enxoval do bebê e para as crianças, aumentaram as vendas de roupas para usarem em casa, pijamas, brinquedos e outros itens”, explica.

Faturamento de uma franquia da Joaninha Brechó Infantil varia de R$ 80 mil a R$ 120 mil | Crédito: Divulgação

Desempenho

Assim, enquanto em três meses de 2019 a rede comercializou três franquias, no ano passado o número saltou para 17. Deste total, cinco ainda estão em processo de implantação e 12 já se encontram em plena operação. As unidades estão localizadas em Belo Horizonte, Contagem, Betim, Viçosa, Itabira, Sete Lagoas e em  Campinas (SP).

Para este ano, conforme a empresária, a cautela está um pouco maior. Segundo ela, como o País enfrenta o pior momento desde o início da pandemia, a intenção é esperar algum tempo para ver como as coisas vão caminhar, antes de fechar novos negócios. “Tenho algumas sinalizações, alguns contratos, mas prefiro aguardar um pouco mais”, diz.

Sobre as vendas, Vivian Deus diz que com os decretos de fechamento do comércio, a atuação tem ocorrido apenas de forma virtual. De acordo com a empresária, desde o início da pandemia as estratégias foram aprimoradas. O e-commerce, por exemplo, foi desativado. E as lives diárias por meio das redes sociais continuam.

“Percebemos que os clientes buscam um atendimento personalizado, que o e-commerce não permite. Já pelas lives e app de mensagens conseguimos focar nos produtos que eles realmente desejam e otimizar as vendas”, afirma.

Modelo de negócio de franquia infantil

Segundo Vivian Deus, no caso Joaninha Brechó, a previsão de retorno do investimento em capital feito para abrir o negócio é de até 18 meses, e o faturamento varia de R$ 80 mil a R$ 120 mil. Entre os investimentos totais, os principais são: taxa de franquia, capital de giro, abertura da empresa e alvarás, adaptação de imóveis e marketing de inauguração.

A empreendedora garante ao franqueado todo o suporte como a homologação de fornecedores, a divulgação da franquia, treinamentos iniciais, gestão administrativa, financeira e de estoque e acesso aos manuais de operação da empresa. “O franqueado tem à sua disposição os pontos positivos e especificidades do negócio, podendo usá-los a seu favor e traçar suas estratégias com mais facilidade e contando com todo suporte da rede”.

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