Governo de Minas e CDL-BH lançam InvestBH

22 de junho de 2022 às 10h10

img
Cerimônia de lançamento da agência InvestBH | Crédito: Mara Bianchetti/Diário do Comércio

A capital mineira acaba de ganhar uma agência para atração de investimentos. Aos moldes da Invest Minas (Agência de Promoção de Investimentos do Estado), a InvestBH terá foco na diversificação produtiva do ambiente de negócios de Belo Horizonte, no aumento do volume de investimentos no município e consequente geração de empregos, arrecadação e desenvolvimento tecnológico da Região Metropolitana.

O lançamento ocorreu no Centro de Convenções da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) em uma iniciativa da entidade com o governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), da Invest Minas e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG).

O governador Romeu Zema (Novo) falou aos empresários e executivos de diversos segmentos que Belo Horizonte, de fato, merecia uma agência que tratasse de maneira exclusiva de seus potenciais.

“Qual outra cidade tem essa estrutura e potencial? Belo Horizonte dificilmente comportaria novos investimentos no agronegócio ou na indústria. Por isso, precisa de um tratamento diferenciado para fomentar os demais setores, tão fortes na cidade”, comentou.

À imprensa, o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, disse que o programa funcionará como um piloto e poderá ser replicado para outras cidades mineiras. A ideia é que a agência contribua para a diversificação econômica do Estado.

“Grande parte das cifras atraídas pelo governo nos últimos anos está na Região Metropolitana de Belo Horizonte, porém, ainda muito focada no setor industrial. Vamos unir esforços para facilitar a vida do empreendedor e colaborar para a diversificação da matriz de investimentos. Oferecemos soluções customizadas para os setores de comércio, serviços e turismo, carros-chefes da economia da Capital”, adiantou.

O presidente da CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva, por sua vez, ressaltou que a agência atuará não apenas em prol de quem deseja empreender na cidade, mas também de quem já possui negócios em Belo Horizonte e quer potencializar a atuação.

“Será um escritório de suporte ao empreendedor. Vamos receber as empresas que querem vir e potencializar as que aqui já estão, em todos os aspectos. Seja em questões jurídicas, burocráticas e até na obtenção de financiamentos”, disse.

A InvestBH será criada como uma entidade do terceiro setor. A TSX Invest, empresa especializada na atração e promoção de investimentos e parceira técnica da CDL-BH, participa do assessoramento técnico e metodológico do programa.

Conforme o CEO da empresa, Eduardo Pinto, a implementação da agência ocorrerá em três fases: a primeira – lançamento – terá a duração de 4 meses; a segunda – operação inicial – 20 meses; e a terceira – operação regular e monitoramento – 36 meses.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail