Grupo Águia Branca registra aumento de cotas de consórcios ativas em Minas Gerais
O braço de consórcios do Grupo Águia Branca registrou crescimento de 34% no número de cotas ativas em Minas Gerais entre os meses de janeiro e outubro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2024. Essa unidade também apresentou um aumento de 60% no volume de crédito comercializado no Estado.
O gerente comercial de consórcio do Grupo Águia Branca, Eduardo Lataliza França, afirma que esses resultados reforçam a consolidação de Minas como um dos principais mercados para a operação de consórcios da holding capixaba. Ele relata que, além do desempenho nas vendas, o grupo vem ampliando a base de relacionamento e fortalecendo a presença de suas concessionárias locais.
Essa expansão no mercado mineiro ocorre por meio da oferta de soluções de consórcio cada vez mais alinhadas ao perfil e às necessidades do consumidor mineiro. O dirigente ressalta que a empresa projeta ampliar em 50% o crescimento de novas cotas em Minas Gerais ao longo de 2026. A meta para o próximo ano será fortalecer as linhas de consórcio já existentes, visando expandir a atuação para a modalidade imobiliária.
“A estratégia da empresa é consolidar o consórcio como uma solução inteligente de planejamento financeiro, ampliando sua relevância dentro do ecossistema de mobilidade e serviços do grupo”, diz.
França ressalta que Minas tem papel estratégico para o Grupo Águia Branca. Ele destaca que o mercado mineiro concentra operações sólidas das concessionárias do grupo, de marcas como Toyota, BYD e Jeep, todas com atuação forte e em constante expansão. “É uma região que representa resultados relevantes e reforça a presença do grupo no mercado automotivo nacional”, afirma.
- Leia também: Grupo Águia Branca lança marca no mercado de seminovos e planeja expansão em Minas Gerais
Além disso, o gerente comercial de consórcio pontua que o público mineiro tem forte afinidade com o modelo de consórcio, especialmente por valorizar o planejamento, a segurança e o investimento consciente.
Cenário no mercado nacional de consórcios

A carteira de consórcios da holding no Brasil registrou crescimento de 74,6% nos oito primeiros meses de 2025, em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram mais de 1,5 mil participantes ativos e um volume recorde de crédito, com desempenho acima da média nacional. As soluções em consórcio do Grupo Águia Branca somaram mais de R$ 200 milhões em volume de crédito.
De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), o setor registrou crescimento de 11,4% entre janeiro e agosto, em relação aos oito primeiros meses de 2024. Em um cenário econômico de crédito caro e juros mais elevados, as linhas de consórcios têm conquistado protagonismo no mercado não só para a aquisição de bens, mas também como alternativa de planejamento financeiro.
A divisão Comércio do Grupo Águia Branca tem acompanhado esse movimento. Dados recentes da empresa, entre setembro e outubro, apontam o registro de 299 novas cotas de consórcio, totalizando até o momento cerca de R$ 46 milhões em montante de crédito.
Para Eduardo França, a expansão nas linhas de consórcio do grupo neste ano revela uma mudança no comportamento do consumidor, que enxerga o produto como uma possibilidade de adquirir um bem e, ao mesmo tempo, como uma ferramenta de planejamento e investimento, que oferece taxas reduzidas, flexibilidade de prazos e contribui para a formação e ampliação de patrimônio.
“O consórcio é um produto maduro, moderno, econômico e estratégico. Democratizar o acesso a esse tipo de serviço e oferecer soluções acessíveis e transparentes fortalece a relação de confiança do Grupo Águia Branca com o cliente, reforçando a credibilidade da empresa”, enfatiza.
Ouça a rádio de Minas