Com hot dog itinerante, empreendedora de Lagoa Santa vence Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Realizado anualmente pelo Sebrae, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios deste ano reconheceu o empreendedorismo de Nayara Almeida, proprietária do Hot Dogs da Nay, de Lagoa Santa, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Ela foi a vencedora na categoria “Microempreendedora Individual (MEI)”, entre 14 finalistas, na cerimônia de premiação realizada na última sexta-feira (18), na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte.
Nayara Almeida buscou liberdade para viver em um motor home com sua família. Mas o sucesso dessa ideia não surgiu de repente.
Tudo começou durante a pandemia, quando ela trocou o emprego com carteira assinada pelo empreendedorismo.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Inicialmente, ela tentou, sem sucesso, o artesanato. Depois decidiu migrar para a área de alimentação, com a ideia de vender cachorro-quente.
Em maio de 2022, ela buscou orientação e consultorias junto ao Sebrae Minas durante a Semana do MEI, adquirindo seu primeiro carrinho em agosto do mesmo ano e dando início ao Hot Dogs da Nay.
Com foco na apresentação dos produtos, atendimento aos clientes e um programa de fidelidade, Nayara traçou metas ambiciosas, superando expectativas de vendas e aprimorando a gestão financeira do negócio.
Nayara Almeida conta que, em julho de 2023, com um fluxo de caixa estável, decidiu adquirir um trailer sob encomenda e incorporou seu marido ao empreendimento após sua saída do emprego. Desde dezembro daquele ano, o motor home tornou-se o lar e fonte de sustento da família, que agora planeja explorar o Brasil de forma itinerante.

A empreendedora destaca que o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios chegou em momento oportuno, oferecendo reconhecimento e visibilidade ao seu negócio.
“Participei do prêmio no ano passado, buscando melhorias necessárias. Receber este prêmio é uma grande alegria e uma oportunidade almejada. Não paro de admirar o troféu, que, por sinal, combina perfeitamente com o motor home“, diz Nayara Almeida.
Protagonismo feminino tem papel importante para o desenvolvimento econômico e social
Na cerimônia de premiação, o diretor técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido, ressaltou a importância do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios em reconhecer o trabalho e protagonismo feminino no empreendedorismo, destacando o papel fundamental das mulheres no desenvolvimento econômico e social do Brasil.
As vencedoras em cada categoria representarão Minas Gerais na etapa regional do Prêmio, competindo com empreendedoras do Sudeste e, posteriormente, concorrerão à etapa nacional durante o evento Delas Summit 2024, em Florianópolis, em novembro.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, iniciativa criada em 2004, visa valorizar e incentivar o empreendedorismo feminino no Brasil, reconhecendo não apenas o êxito empresarial, mas também o impacto social e econômico gerado pelas empreendedoras em suas comunidades.
Ouça a rádio de Minas