JAH planeja chegar a 100 pontos de venda em Minas Gerais com modelo de açaí self service

Depois de abrir nove lojas em Minas Gerais somente em 2024, sendo a maioria em Belo Horizonte, a rede JAH de açaí se prepara para uma expansão acelerada. A marca, que na contramão do modelo de açaí de tigela (açaí bowl), se especializou no formato de açaí self-service, espera chegar a 100 operações em Minas Gerais nos próximos três anos. Atualmente, são 60 lojas no Estado.
Lançada no mercado em 2008, a empresa é mineira, tendo a sua primeira unidade aberta em Conselheiro Lafaiete, na região Central de Minas. Naquela época, a ideia era oferecer a opção em que o cliente tivesse a liberdade de turbinar seu próprio pote de açaí, acrescentando o que quisesse.
A proposta foi um sucesso. A última unidade inaugurada foi a de Montes Claros, no Norte de Minas, completando 60 lojas.
A maioria das unidades abertas recentemente estão localizadas em shoppings centers, mas há também os modelos de instalações em ruas.
Em 2024, a JAH abriu operações nas seguintes cidades:
- Araçuaí, na região do Jequitinhonha eMucuri:
- Belo Horizonte, com instalações na Pampulha, Santa Mônica e Buritis;
- Extrema e Poços de Caldas, no Sul de Minas;
- João Pinheiro, na região Noroeste do Estado;
- Montes Claros, no Norte de Minas;
- Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Para 2025, são previstas as inaugurações de 15 lojas em Minas, com as seguintes localidades já confirmadas:
- Uberaba, no Triângulo Mineiro, com abertura prevista ainda para janeiro;
- Betim, na RMBH, com previsão também para janeiro;
- Belo Horizonte, com abertura prevista para o mês de fevereiro no Minas Shopping, região Nordeste da cidade.
Ator Caio Castro fala sobre expansão em Minas
Ao lado dos empresários Rafael Corte e Diego Dutra, assume também a sociedade, o ator e piloto de stock car, Caio Castro, que além de comandar a sua própria marca de hamburguerias, a Actors Burguers, também tem acompanhado de perto as recentes expansões da JAH, estratégia que, segundo ele, propõe experiência diferenciada ao consumidor.
O ator avalia que atrelar a sua imagem à uma marca já conhecida no mercado pode potencializar ainda mais a expansão do negócio.
“Entrar para a sociedade do JAH Açaí, Sorvetes e Picolés em 2020 foi uma escolha que reflete minha conexão com saúde, bem-estar e um estilo de vida mais natural, que é exatamente o que a marca oferece com seus produtos 100% naturais. E é ainda mais especial ver como Minas Gerais, um estado tão rico em cultura e sabores, abraçou o conceito do JAH”, comenta.

Segundo Caio Castro, focar em ampliar a presença em novas praças tem sido um fator interessante para aumentar a capilaridade da empresa.
“Hoje, um terço de nossas unidades está aqui (em Minas Gerais), o que mostra a força da marca nessa região. Nosso objetivo é continuar crescendo, levando a qualidade e a essência do JAH para ainda mais cidades de Minas Gerais e do Brasil inteiro”, enfatiza.
O sócio-diretor da JAH, Rafael Corte, avalia que a expansão acelerada pelo Estado não está somente atrelada ao fato de ser uma marca nascida em Minas, mas pelo potencial gerador de oportunidades que o Estado pode oferecer.
“Estamos muito felizes em expandir nossa presença em Minas Gerais, um estado com grande potencial econômico e um mercado consumidor em crescimento”, diz.
Açaí como convite à alimentação saudável
Em todo o País, as lojas da JAH oferecem o conceito de autoatendimento e um portfólio completo de produtos 100% naturais, sem conservantes, gordura vegetal, além de opções veganas, zero açúcar e sem lactose.
Outro fator como atrativo de vendas é o apelo nutricional do açaí como rica fonte de energia, sendo um dos alimentos preferidos de pré-treino para quem busca praticidade antes de fazer exercícios.
“Nosso objetivo é proporcionar produtos de alta qualidade e experiências agradáveis aos nossos clientes, além de contribuir para o fortalecimento da economia local e para o sucesso dos nossos franqueados”, acrescenta Rafael Corte.
JAH também aposta no protagonismo do café
Com sede e planta produtiva em Belo Horizonte, a JAH está presente em 14 estados brasileiros e tem 180 unidades em funcionamento. No ano passado, a empresa inovou com o Jah Coffee, inspirada no modelo store in store para oferecer uma experiência diferenciada ao combinar a oferta dos produtos já conhecidos da marca com a tradição das cafeterias.
O investimento inicial para integrar o Jah Coffee ao portfólio de uma loja começa em R$ 121 mil. Atualmente, a nova proposta da rede possui uma única operação e ela está localizada no bairro Pinheiros, em São Paulo, mas há planos de expansão para novas regiões.
Ouça a rádio de Minas