Livro conta sobre a criação da 1ª fábrica de ferro do País

22 de agosto de 2018 às 0h05

img
CRÉDITO: DIVULGAÇÃO

Pródigo em boas histórias, o interior de Minas Gerais ofereceu ao Brasil personagens capazes de marcar suas épocas e dar vazão ao espírito empreendedor mineiro. Muitas dessas pessoas, porém, andam esquecidas e suas histórias já estão esmaecidas pelo tempo. Com o desejo de não deixar que isso aconteça com o Intendente do Distrito dos Diamantes Manuel Ferreira Câmara Bethencourt e Sá, o jornalista diamantinense Américo Antunes lançou-se na empreitada de contar em livro a história da criação da primeira fábrica de ferro do Brasil, a Real Fábrica de Ferro do Morro do Gaspar Soares, hoje Morro do Pilar, na região Central.

O livro “Do diamante ao aço – o ilustrado Intendente Câmara e a verdadeira história da primeira fábrica de ferro do Brasil” será lançado amanhã (23), às 19h, na Livraria Dom Quixote, na Savassi, em Belo Horizonte, e já está disponível no site da Editora Alameda.

“A chegada da Família Real, em 1808, permitiu que manufaturas fossem criadas no Brasil. Foi nesse contexto que o intendente conseguiu autorização, em 1809, para que parte do faturamento da extração dos diamantes fosse usada na criação da fábrica. O Intendente Câmara estudou na Universidade de Coimbra, em Portugal, e passou oito anos visitando os principais centros acadêmicos e de metalurgia da Europa, chegando à Rússia. Sob os novos ventos do Iluminismo, voltou ao Brasil para assumir a missão de implantar a fábrica e substituir o ferro e o aço então importados da Europa a preços escorchantes”, explica Antunes.

O local escolhido foi Morro do Pilar, rico em minério de ferro. Todos os materiais chegaram em lombo de burro e a conclusão da fábrica demandou algumas tentativas frustradas. A primeira produção completa, sem problemas, aconteceu em 1815. O alto-forno de modelo alemão tinha impressionantes oito metros de altura. O primeiro carregamento foi recebido em Diamantina com uma festa de marcar época, que mereceu, até, ser descrita no jornal “Investigador Português”, que circulava em Londres, em 1816. Outro quesito importante na escolha do lugar foi a proximidade com o Rio Doce. A ideia era escoar a produção através dele.

Pesquisa – a primeira versão do livro foi editada em 1999, por ocasião da candidatura de Diamantina a Patrimônio Cultural da Humanidade, reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). “Naquela época, a Unesco nos sugeriu que, além de inventariar as singularidades do patrimônio, deveríamos buscar personagens que tivessem contribuído para a criação da identidade de Diamantina e de Minas Gerais. Todo mundo conhece Juscelino Kubitschek, Chica da Silva, mas a história do Intendente estava se perdendo. Ali, fiz uma pesquisa importante, mas que, por causa dos prazos, não foi tão aprofundada como eu desejava”, afirma o jornalista.

A ideia era prosseguir com a pesquisa e lançar uma edição revista e ampliada em 2015, no bicentenário da primeira produção. O volume de material encontrado e os muitos talentos do Intendente Câmara acabaram alongando o trabalho. A trajetória do personagem é marcada pelo empreendedorismo e também pela controvérsia.

“Para levar a cabo a construção da fábrica e ao modernizar o processo de extração do diamante, Câmara contrariou muitos interesses, como os dos senhores que alugavam mão de obra escrava, os importadores de ferro e de empreendedores paulistas que construíam, ao mesmo tempo, a Real Fábrica São João do Ipanema, na região de Sorocaba (SP). Por isso, muita coisa dessa história foi perdida. Infelizmente, restam poucas ruínas da fábrica em Morro do Pilar, enquanto em São Paulo o lugar é protegido e visitado. Precisamos cuidar mais da nossa memória. Os documentos mostram que a fábrica mineira foi a primeira a conseguir produzir em volume e isso precisa ser conhecido”, completa o autor.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail