Mercado de publicidade em Minas estima alta de 15% nos investimentos em mídia em 2024

O mercado de publicidade mineiro, que conta com mais de 6 mil profissionais empregados diretamente em 300 agências registradas e ativas em Minas Gerais, projeta um crescimento de 15% nos investimentos em mídia em 2024.
Os dados fazem parte do levantamento da Federação Nacional das Agências de Propaganda, por meio da pesquisa VanPro.
Segundo o presidente do Sindicato das Agências de Propaganda de Minas Gerais (Sinapro-MG), Gustavo Faria, a projeção expressiva reflete a habilidade das agências mineiras em absorverem tendências globais, mantendo conexão com a diversidade cultural e a singularidade do mercado mineiro.
Enquanto o mercado global da publicidade prevê um crescimento de 7,6% nos investimentos em mídia, segundo a Warc, instituto internacional de pesquisa, Minas Gerais tem tudo para superar essa média, impulsionada pela crescente integração de tecnologia e cultura, além do potencial das startups e talentos locais, salienta o dirigente.

Segundo Faria, o mercado de publicidade em Minas tem registrado avanços notáveis, impulsionados por diversos fatores e este ano, como as eleições municipais, que geram aumento dos investimentos em mídias digitais e regionais.
“Minas Gerais já demonstra que é um celeiro criativo para o mercado nacional. Nosso crescimento não é apenas numérico, mas qualitativo, refletindo a sensibilidade, a criatividade e o compromisso das agências em entregar soluções inovadoras com a essência mineira. Esse DNA nos diferencia no cenário competitivo nacional”, avalia Gustavo Faria.
Minas Gerais alia inovação à tradição
A capacidade de unir inovação e tradição tem consolidado Minas Gerais como um dos principais polos criativos do País, com estratégias que vão além da mídia tradicional e se integram às narrativas digitais.
De acordo com a diretora do Sinapro-MG, Sylvia Alves Pina, a criatividade das agências mineiras tem sido potencializada pelo uso estratégico das novas tecnologias e pela valorização da cultura local.
“A essência do mercado publicitário mineiro está em unir tradição e inovação. Temos agências que desenvolvem campanhas brilhantes, levando nossa cultura e valores além das montanhas. Esse dinamismo coloca Minas em destaque”, avalia.
Pesquisas apontam que 55% dos profissionais de marketing já utilizam Inteligência Artificial em suas rotinas, evidenciando a rapidez com que as inovações tecnológicas estão moldando o mercado publicitário.
No entanto, essa transformação traz desafios significativos, como equilibrar a eficiência proporcionada pela automação e outras tendências tecnológicas com a necessidade de construir conexões humanas e autênticas com o público.
O presidente do Sinapro-MG reforçou que o sindicato tem o papel de promover ações estruturantes, encontros, simpósios e eventos como o Identidades 2024, que tem como objetivo criar um ambiente propício para o crescimento sustentável do setor.
Ele reforça que o mercado da publicidade de Minas já se mostrou resiliente e capaz de absorver as inovações globais rapidamente, criando campanhas que dialoguem com públicos tão distintos, potencial que exige sofisticação técnica e sensibilidade criativa.
“Nossa missão é continuar a valorizar e fomentar os talentos locais, criando condições favoráveis para que nossas agências sigam expandindo e rompendo fronteiras”, projeta Faria.
Ouça a rádio de Minas