Minas Gerais recebe prêmio de destino com a melhor gastronomia do Brasil

O Estado também ficou em segundo na categoria Inclusividade

29 de setembro de 2023 às 12h11

img
Minas leva o 1º lugar na categoria Gastronomia | Crédito: Leo Bicalho

Minas Gerais conquistou o primeiro lugar na categoria Gastronomia na 2ª Edição do Prêmio Excelência Turística Destino Digital. O Estado também ficou em segundo lugar em Inclusividade. A cerimônia de premiação aconteceu nessa quinta-feira (28), durante a 50ª edição da Abav Expo, no Rio de Janeiro.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, comemorou a conquista e destacou que se trata de um reconhecimento de milhões de pessoas que avaliaram o Estado como um destino com a melhor gastronomia do Brasil.

“E isso se alia à centralidade da cozinha mineira nas nossas famílias, nas nossas casas e nas nossas cidades, seja a cozinha mineira clássica ou a contemporânea, que é marcada pela inventividade e pela criatividade”, completa.

Ele considera essa conquista muito importante, sobretudo, para lançar luz ao queijo minas artesanal, o qual é patrimônio imaterial do Brasil e, em breve, poderá ser patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). “Eu saúdo todas as cozinheiras, cozinheiros, chefes, donas de casa, e todos nós que amamos cozinhar, comer e receber bem as pessoas em nossas mesas”, declara.

Além da comida mineira, o acolhimento de sua população foi outro aspecto ressaltado durante o evento, com Minas Gerais conquistando o segundo lugar dentre os destinos considerados mais inclusivos.

Oliveira conclui que a população LGBTQIA+ é bem recebida e querida pelos mineiros e que esse fator é muito importante para o Estado, já que este também é um mercado fundamental e que vem crescendo em todo mundo. “Então, Minas Gerais é um lugar inclusivo e onde a mesa também sempre foi inclusiva. Gastronomia e inclusividade são Minas Gerais”, finaliza.

Crédito: Leo Bicalho

Sobre o prêmio

O Prêmio Excelência Turística Destino Digital foi criado na Itália, onde está em sua oitava edição, enquanto no Brasil é realizado pelo segundo ano. Ele é promovido pela empresa especializada no gerenciamento de dados turísticos, The Data Appeal Company, e tem como objetivo laurear os estados brasileiros com melhor reputação digital no mercado do turismo.

Foram analisadas mais 155 milhões de avaliações digitais, em torno de 2,7 milhões de pontos de interesse, como transportes, atrativos e meios de hospedagem. Uma plataforma coleta essas informações de mais de 130 fontes, tais como Google, Trip Advisor, Booking e Facebook, dentre outras redes sociais, gerando uma grande base de dados.

Esses dados são processados com auxílio da inteligência artificial, que consegue ler, entender e interpretar cada um desses reviews, identificando o quanto cada comentário é positivo ou negativo e sobre o assunto que se refere, como um restaurante, bar, hotel, ou ponto turístico.

Depois de todo o processamento, o algoritmo gera um índice, o qual é usado para classificar os lugares com melhor reputação em cada categoria e, assim, definir os vencedores.

(Com informações da Agência Minas)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail