Mineira Xá de Cana projeta crescimento nas vendas e expansão para outros estados no Carnaval

A marca mineira Xá de Cana aposta em um crescimento de, pelo menos, dez vezes nas vendas durante o Carnaval deste ano. A empresa fabricante de drinks prontos com caldo de cana também planeja expandir a atuação tanto dentro de Minas Gerais quanto em outros estados, ao longo de 2025.
A fundadora e CEO da Xá de Cana, Sthella Lima, ressalta que o objetivo da empresa é ampliar o número de pontos de vendas da marca durante o período de folia, de ambulantes aos supermercados. “Esse está sendo o nosso plano de crescimento nesse primeiro momento para o Carnaval”, completa.
De acordo com a empresária, a bebida vem conquistando admiradores em todos os lugares por onde a marca é apresentada. “Nós transformamos o tradicional caldo de cana em uma experiência moderna e refrescante, mantendo a essência das raízes brasileiras. Esse drink pronto foi criado pensando naqueles que buscam uma opção única, distante do comum, trazendo uma experiência autêntica e repleta de sabor”, diz.
Leia também: Pré-carnaval de dois meses pode aumentar faturamento de setores
Quanto às expectativas para este ano, a empresária ressalta que a meta é dobrar o tamanho da empresa, com a ampliação da atuação para todas as regiões do Estado, além de outras cidades do Brasil. A fabricante mineira de drinks prontos já conta com parcerias firmadas em cidades do Espírito Santo, São Paulo e de Santa Catarina.
A marca Xá de Cana também tem planos de ampliar a atuação para municípios do Rio de Janeiro e da Bahia. “Ainda estamos conversando com outras localidades para que possam distribuir o nosso drink. Ficamos muito felizes com a aceitação do público e temos planos de aumentar a produção de forma gradativa”, pontua.
No entanto, Sthella Lima destaca que o foco segue sendo o mercado de Belo Horizonte e região, local de origem e principal mercado consumidor da marca. “Para 2025, nós queremos aumentar ainda mais os pontos de venda, principalmente, onde a empresa nasceu”, diz.
Outros projetos previstos para este ano são novas bebidas e um produto ligado ao setor têxtil, que deverá ser lançado em fevereiro. O novo produto ainda é mantido em segredo, mas a empresária garante que ele está diretamente relacionado à identidade da marca.

2024: um ano de evolução
A CEO e fundadora da marca Xá de Cana relata que o último ano foi marcado por muitas surpresas e pela evolução da empresa. A fabricante de drinks prontos conquistou dois prêmios e também chegou a apresentar seu conceito inovador durante a última edição da Expocachaça, um marco para a empresa.
De acordo com Sthella Lima, a marca ainda registrou um aumento no volume de vendas e de produção ao longo do último exercício, chegando a triplicar a produção no mês de dezembro. “Eu tenho muito que agradecer ao ano de 2024, porque foram os primeiros passos fundamentais para a consolidação do nosso produto”, declara.
Ela ainda destaca que, apesar das dificuldades, a empresa conseguiu validar totalmente o drink da marca, aumentar a vida útil do produto, passando de oito meses para um ano, além de reduzir o teor alcoólico da bebida de 10% para 7,9%, atualmente.
Sobre a Xá de Cana
Sthella Lima lembra que a marca Xá de Cana surgiu da ideia de comercializar caipirinhas de limão na praia. Inicialmente, o projeto era baseado na venda da bebida por meio de uma bicicleta nas praias de Vila Velha, no Espírito Santo.
No entanto, os planos tomaram um rumo inesperado quando surgiu a ideia de repaginar a caipirinha com caldo de cana. A marca acabou sendo lançada em Belo Horizonte, em dezembro de 2023 e se consolidando como uma opção para os foliões da Capital.
Ouça a rádio de Minas