Negócios

Novas e modernas instalações na aprendizagem do CIEE/MG

Novas e modernas instalações na aprendizagem do CIEE/MG
O CIEE/MG investe em melhorias para capacitar os aprendizes | Crédito: Jéssica Amorim

Os instrutores e aprendizes em formação da sede administrativa do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) agora dispõem de espaço amplo e moderno para suas atividades. Foram construídas oito salas com todos os recursos disponíveis para facilitar o aprendizado dos jovens.

De acordo com a supervisora do Setor e Aprendizagem, Sileni Albina Magalhães, a capacidade de atendimento foi ampliada com a possibilidade de proporcionar um ambiente agradável, acolhedor e estimulante, pois afinal é na sala que os jovens se sentem mais acolhidos. “Com a ampliação da infraestrutura, o CIEE/MG conseguirá atender às demandas de mais empresas e garantirá maior bem-estar e produtividade tanto dos aprendizes quanto de instrutores nos encontros de aprendizagem, tão essenciais no processo de capacitação. Com a estrutura física adequada, nossos adolescentes e jovens são estimulados às descobertas e ao crescimento social e profissional, pois a socialização é parte importante da carreira de qualquer profissional”, ressalta.

De acordo com o superintendente-executivo do CIEE/MG, Kleber Colomarte, os recursos foram aplicados na melhoria da estrutura física e tecnológica das salas de aprendizagem, com computadores e internet para fonte de pesquisa dos aprendizes e instrutores. Isso reflete em bons resultados na construção do aprendizado.

“O CIEE/MG investe em melhorias porque pretende capacitar os aprendizes com o que há de melhor. A parceria com a Fundação Roberto Marinho (FRM) permite a capacitação com a metodologia Aprendiz Legal que, somada às melhorias nas novas instalações e ao acolhimento da nossa equipe, faz com que os aprendizes estejam em posição de destaque nas empresas onde atuam e no mercado de trabalho em geral. É primordial que os empresários continuem acreditando no programa e oportunizando as carreiras profissionais dos nossos jovens”, ressalta.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Após o período de formação teórica, o CIEE/MG encaminha os aprendizes para as empresas contratantes, onde eles têm a oportunidade de ser efetivado como funcionário após o término do período de aprendizagem. 

Sileni cita o educador Paulo Freire para enfatizar a importância do processo de aprendizagem:   “A teoria sem a prática vira verbalismo, assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade”. 

Oportunidade – O Aprendiz Legal oferece aos jovens a oportunidade do primeiro emprego formal. O programa é amparado pela da Lei da Aprendizagem (10.097/2000), prevista na CLT, que determina que as empresas de médio e grande portes destinem de 5% a 15% de suas vagas à contratação de pessoas com idade entre 14 e 24 anos, na condição de aprendizes. 

O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.  A legislação combate também o trabalho infantil e a evasão escolar, uma vez que, para entrar no programa o jovem precisa estar matriculado na educação básica ou já ter concluído o Ensino Médio. Já as empresas têm a chance de aprender com jovens e formar futuros quadros de profissionais alinhados com sua cultura coorporativa. 

Como um dos valores do programa, a atuação da família de forma colaborativa e participativa fortalece o processo de formação do aprendiz. Por sua vez, o aprendiz é o centro do processo educativo, tendo resguardados os seus direitos trabalhistas e previdenciários com carga horária diária não ultrapassando a seis horas.

O programa Aprendiz Legal do CIEE/MG já é uma realidade em diversas cidades mineiras, como por exemplo: Belo Horizonte, Betim, Contagem, Extrema, Governador Valadares, Montes Claros, Nanuque, Sete Lagoas, Varginha e Vespasiano.  

Conheça mais sobre o trabalho da nossa instituição em www.cieemg.org.br.

Aprendizes contam com novo espaço para as aulas teóricas | Crédito: Fernando Beiral

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas