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Pequenos negócios representam 25% das compras públicas; veja 5 dicas para vender para o governo

Participação crescente dos pequenos negócios no setor público é destaque em 2023, com faturamento de R$ 42 bilhões
Pequenos negócios representam 25% das compras públicas; veja 5 dicas para vender para o governo
Crédito: Reprodução Unsplash

As micro e pequenas empresas (MPE) têm se consolidado como importantes fornecedores do governo, representando atualmente 25% das compras públicas. Segundo dados do governo federal, em 2023, as vendas desses negócios para o setor público alcançaram R$ 42 bilhões.

Conforme divulgado pelo Sebrae na última semana, as MPEs representam 60% dos fornecedores do governo, com a maior participação sendo de microempresas (38,44%), seguidas por empresas de pequeno porte (28,24%) e de outros portes (33,32%).

O presidente do Sebrae nacional, Décio Lima, destacou, durante evento, a importância de ampliar ainda mais a participação das MPEs nas compras governamentais.

“Precisamos ampliar a participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas, entender a economia local e criar facilidades para que o empreendedor possa vender para a prefeitura rapidamente. Nós temos que dar uma visibilidade diferenciada aos pequenos negócios, porque é este setor que gera milhões de empregos na economia e que permite a renda para o povo brasileiro. Aqui está a solução, a oportunidade e a possibilidade de um Brasil de todos os brasileiros, sem fome, sem miséria”, afirmou Lima.

O Sebrae nacional, por meio de programas como o Cidade Empreendedora, tem promovido a inclusão de pequenos negócios no mercado das compras públicas. Segundo Lima, mais de 34 milhões de atendimentos já foram realizados, beneficiando gestores públicos e donos de pequenos negócios em 2.400 municípios brasileiros.

Capacitação gratuita para compras públicas

Em uma iniciativa para capacitar agentes públicos e empreendedores para as compras públicas, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) junto à sua Escola de Gestão Pública (EGP), o Sebrae-PR e o Sebrae nacional lançaram o curso “Compras.gov.br: da teoria à prática”. Trata-se de um curso gratuito disponível no site da EGP, que conta com o apoio institucional da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

O curso visa capacitar profissionais para operar o Portal de Compras do Governo Federal de maneira prática e intuitiva, abrangendo servidores públicos, fornecedores e cidadãos interessados no processo.

A consultora do Sebrae-PR Juliana Schvenger explica que a parceria busca oferecer uma visão prática e aprofundada das contratações públicas, beneficiando tanto agentes públicos quanto empresários.

“A capacitação pretende atender às necessidades específicas de cada grupo, oferecendo uma abordagem completa, que vai desde a compreensão da legislação até as práticas efetivas para participação em licitações. Além disso, com o uso dos estúdios do TCE-PR, na Escola de Gestão Pública, a iniciativa ganha credibilidade e acesso a especialistas, elevando a qualidade do conteúdo e a experiência dos participantes”, diz Juliana Schvenger.

Oportunidades no portal de compras públicas de Minas Gerais

Além das iniciativas nacionais, o governo de Minas Gerais também oferece oportunidades para empresas interessadas em vender para o governo por meio do seu Portal de Compras Públicas.

Este canal facilita o acesso dos empresários aos processos licitatórios estaduais, promovendo a participação de pequenos e médios negócios no mercado público.

Para mais informações, os interessados podem acessar o Portal de Compras Públicas de Minas Gerais no site oficial.

Dicas para participar de licitações públicas

Para ajudar pequenos e médios empreendedores a explorar o mercado de compras públicas, o CEO e cofundador do Portal de Compras Públicas, Leonardo Ladeira, compartilhou cinco dicas essenciais para quem pretende concorrer às licitações.

1. Leia atentamente o edital e verifique a documentação

Antes de tudo, é recomendável que o empreendedor leia atentamente o edital e verifique se a documentação da empresa está em dia para participar do respectivo processo, e se não há pendências tributárias ou legais.

2. Estude as diferentes modalidades

A nova Lei de Licitações e Contratos prevê que a modalidade de licitação seja definida de acordo com o objeto da contratação. Dessa forma, os empreendedores devem entender se a empresa oferece serviços ou produtos dentro do enquadramento exigido.

3. Entenda a demanda do governo

Entender como cada órgão utiliza os processos de licitação é um diferencial para empreendedores que desejam participar do processo de compras públicas. Observar o histórico de compras do órgão e das licitações anteriores realizadas ajuda na preparação da proposta.

4. Avalie a capacidade da empresa

Avaliar as oportunidades é crucial. A empresa precisa entender se tem a capacidade de atender às demandas do ente comprador, bem como o estoque necessário se for uma compra de itens comuns.

5. Mantenha-se atualizado e atento aos comunicados

Manter-se atento aos comunicados e atualizações é fundamental. Assim, o fornecedor não corre o risco de perder informações importantes após a realização do processo de licitação.

Leonardo Ladeira reforça que o processo de compras públicas é transparente e seguro, mas muitas empresas deixam de participar por desconhecimento dos requisitos ou do processo de concorrência.

“No Portal, desmistificamos as licitações para que todos os empresários tenham oportunidades iguais”, conclui.

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