Plataforma conecta a indústria com varejistas de pequeno porte
21 de julho de 2021 às 0h25
Conectar a indústria ao pequeno varejo. Este é o objetivo do marketplace Souk. Fundada em 2018, a empresa comemora três anos de existência com 51,6 mil toneladas de alimentos transacionados em todo o Brasil. Na plataforma, as negociações acontecem em formato de leilão holandês, com a atribuição de valor feita pelos próprios varejistas.
Com 22 mil clientes distribuídos pelo País, Minas Gerais concentra cerca de 10% desta base, agrupando 2.300 negócios na plataforma. Deste total, 951 lojas pertencem à categoria de autosserviço com um a quatro checkouts e representam 20,5% do faturamento da empresa no Estado, 525 a autosserviço com cinco a nove checkouts e representam 20,8% do faturamento. Já as autosserviço com mais de dez checkouts somam 209 unidades na plataforma e a maior fatia do faturamento: 25,9%.
Assim, o Estado concentra 172.348 lances realizados na plataforma, 32.746 pedidos efetuados, 4.164 toneladas vendidas, sob um faturamento de R$ 45.721 milhões e 712 SKUs vendidos.
“Minas Gerais é um mercado muito importante para os negócios da Souk.
Dados atuais revelam os negócios muito focados no pequeno varejo, uma vez que 40% estão focados em estabelecimentos de até nove checkouts. São locais difíceis da indústria chegar, até pelo volume de negociações, forma de pagamentos e capital de giro. A plataforma funciona, justamente como uma solução, aproximando as partes”, explica o CEO da Souk, Roberto Angelino Filho.
Criado em 2018, o marketplace tinha como objetivo inicial agilizar o escoamento de produtos próximos ao vencimento. Porém, a plataforma foi além, promovendo uma mudança de paradigma no modelo de negócios de distribuição e venda, ampliando a oferta para itens com validade regular.
“No nosso sistema, o varejo tornou-se o protagonista das negociações, sendo responsável pela atribuição de valor das mercadorias, por meio do formato de leilão holandês, em que a indústria coloca o preço de referência e o varejo vai dando lances de acordo com a capacidade de pagamento e com o histórico das últimas vendas. Isso fez com que evoluíssemos da intermediação de vendas de produtos de data crítica para um canal de distribuição“, completa.
Resultados
Um raio-x desde o início das operações da empresa mostra que mais de 1,6 milhão de lances já foram feitos, resultando em quase 385 mil pedidos. O marketplace conta com oito grandes marcas: Seara, Seara Gourmet, Tirolez, Mondelez, Massa Leve, Doriana, Nestlé DPA e Forno de Minas. O faturamento gerado por meio da Souk no período foi de R$ 514,1 milhões.
Os dados apontam que o volume transacionado é maior no Nordeste do Brasil, com 44,5%. Em segundo lugar aparece a região Sudeste, com 38,4%. O total de SKUs já comercializados é de 954.