Primeira loja da Assaí Atacadista em Belo Horizonte é inaugurada

Com unidades em Contagem e Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH), Uberlândia (Triângulo Mineiro) e Sete Lagoas (região Central), a rede Assaí Atacadista acaba de chegar à capital mineira. A primeira loja de Minas Gerais em substituição às antigas operações do Extra Hiper, do Grupo Pão de Açúcar (GPA), cujos direitos de exploração passaram à empresa de atacarejo após a negociação da ordem de R$ 5,2 bilhões no ano passado, foi inaugurada ontem, no Belvedere, região Centro-Sul da cidade.
Esta é a 32ª conversão de um total de 70 lojas que passarão a integrar a rede. Outras duas unidades no mesmo modelo serão inauguradas na capital mineira até o fim do primeiro semestre do ano que vem: no Minas Shopping, bairro União (região Nordeste) e na avenida Francisco Sales, no bairro Santa Efigênia (região Leste).
De acordo com o Diretor de Operações Regional do Assaí Atacadista, Murilo Coelho, a loja do Belvedere foi completamente reformada. Ao todo são mais de 8 mil metros quadrados somente de área de loja, garantindo pé direito alto e corredores largos e espaçosos.
Em relação às operações comerciais existentes nos corredores de acesso e estacionamentos das lojas e que levaram a alguns questionamentos por parte de lojistas, o diretor explica que já são duas lojas funcionando: Casa Lotérica e CVC. As demais estão em negociação. “Deverão ser mais de 15 pontos comerciais”, diz.
Da mesma maneira, as negociações com os lojistas das áreas comerciais das lojas do Assaí que serão convertidas no ano que vem, também ainda não começaram.

Atacarejo reforma unidades para novas operações
O processo de conversão faz parte do acordo, anunciado em outubro do ano passado, para a aquisição dos 70 pontos comerciais do Extra Hiper. Na época, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) informou que a venda das unidades tinha como objetivo expandir as lojas que trazem mais rentabilidade e performance para o grupo, e garantir, ainda, a liderança no e-commerce alimentar. Já o Assaí disse que o negócio significava novo fôlego em busca da “liderança absoluta” no setor de Cash & Carry no País.
“O Assaí atua no modelo de atacarejo e pratica preços cerca de 10% a 15% mais baratos do que supermercados e hipermercados. A unidade Belvedere chega com serviços até então inéditos em uma loja da rede no Estado: açougue, cantinho do churrasco, cafeteria e padaria, empório de frios, adega de vinhos e pontos para carregamento de carros elétricos. São mais de 10 mil itens para compra no atacado, mais de 400 rótulos de vinhos e 100 diferentes cortes de carnes para atender ao Belvedere e região”, detalha o diretor regional.
Segundo ele, apenas na nova unidade são, ao todo, 38 caixas de pagamento, incluindo opções para compras rápidas de até 15 volumes e no modelo B2B para comerciantes e mais de 860 vagas de estacionamento para carros e motos. A loja conta, ainda, com três pontos de recarregamento gratuito para carros elétricos – uma iniciativa 100% gratuita e que reflete o planejamento do Assaí para uma transição a matrizes de energia mais sustentáveis.
Mas os esforços de sustentabilidade não param por aí. As obras de remodelagem permitem que o projeto conte com uso racional de energia elétrica e melhor aproveitamento da luz natural. Neste sentido, a loja ainda possui iluminação em LED e isolamento térmico.
Em termos de geração de emprego, Coelho destaca que a loja gera cerca de 500 novos postos, entre diretos e indiretos, além de outros 300 postos de trabalho na construção civil. Considerando as demais unidades que serão inauguradas no ano que vem, serão 2.400 oportunidades somente na capital mineira.
A inauguração da unidade integra o plano de expansão do Assaí, com a meta de alcançar 300 lojas até 2023. Atualmente são 250 lojas em 23 estados mais o Distrito Federal. Em Minas Gerais, esta é a quinta loja da companhia. Em linha com o plano de expansão, a rede vai inaugurar mais uma unidade em Ipatinga (Vale do Aço) até o fim deste ano. Já para 2023 estão previstas mais três lojas, sendo duas em Belo Horizonte e uma em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
*Matéria atualizada às 10h08.
Ouça a rádio de Minas