Juiz de Fora deve receber loja da Rede Assaí

Segundo fontes, processos estão avançados e a empresa já negocia com a construtora que cuidará da edificação
Ouvir a matéria 0:00 / 0:00
Juiz de Fora deve receber loja da Rede Assaí
O Assaí é um atacarejo que atende pequenos e médios comerciantes e consumidores em geral | Crédito: Paulo Whitaker/ Reuters

Com unidades em Contagem e Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em Sete Lagoas, na região Central, e em Uberlândia, no Triângulo, a rede Assaí Atacadista pode estar prestes a anunciar sua mais nova loja em Minas Gerais. Desta vez os investimentos devem ir para Juiz de Fora, na Zona da Mata. Embora a empresa não confirme o empreendimento, fontes das administrações municipal e estadual afirmam que os processos estão avançados e que a empresa já negocia com a construtora que cuidará da edificação.

Uma fonte que pediu para não ser identificada informou que agora é uma questão de tempo e que “batendo o martelo com a construtora, em 11 meses a loja já deverá estar entregue e apta para operação”. Outra confirmou que a rede adquiriu um terreno de cerca de 14 mil metros quadrados de um clube de futebol da cidade e que os trâmites junto à prefeitura já foram todos aprovados.

Além de Juiz de Fora, o Assaí também está com três lojas previstas para Belo Horizonte entre este e o próximo exercício. Estas últimas substituirão as antigas operações do Extra Hiper, do Grupo Pão de Açúcar (GPA), cujos direitos de exploração passaram ao Assaí após a negociação da ordem de R$ 5,2 bilhões no ano passado.

Ao todo, 70 pontos de vendas pelo País terão suas bandeiras alteradas. As da capital mineira estão localizadas no Belvedere (região Centro-Sul), no Minas Shopping, bairro União (região Nordeste) e na avenida Francisco Sales, no bairro Santa Efigênia (região Leste). Os pontos estão sendo reformados para serem inaugurados entre 2022 e 2023.

Conversão lojas Extra para Assaí

Conforme a própria rede, o processo de conversão se dará em dois blocos: o primeiro (com até 40 unidades) em 2022 e o restante em 2023. A expectativa é que cada loja crie até 500 novos empregos, além de outros 350 na etapa de construção civil. A empresa também garante que todos os colaboradores do Extra que manifestarem interesse em trabalhar com a nova gestão serão priorizados nos processos seletivos das novas lojas.

A conversão fortalece a estratégia de expansão da marca, cuja meta é alcançar 300 lojas até o ano que vem. Atualmente, a empresa conta com 221 unidades distribuídas em 23 estados (mais o Distrito Federal). A rede conta também com 12 Centros de Distribuição (CDs).

O Assaí é uma empresa de atacarejo, que atende pequenos e médios comerciantes e consumidores em geral. Com crescimento de 15,8% em receita bruta em 2021 e gera mais de 60 mil empregos. No ano passado passou a ser listado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), sendo a ação mais valorizada no mês de estreia das negociações, com alta de 402%. Além disso, é negociada também na bolsa de Nova York (NYSE) e está entre as 20 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Interbrand e está na 17ª colocação entre os maiores faturamentos em receitas líquidas do Brasil.

Sobre o autor

Mara Bianchetti

Editora do Diário do Comércio. Graduada em Jornalismo pela Newton Paiva, com especialização em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo UniBH. Premiada entre os jornalistas mais admirados da imprensa de Economia, Negócios e Finanças. LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/marabianchetti/

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas