Projeto da UFMG em nanotecnologia recebe um dos maiores aportes da Fapemig
Um projeto voltado à caracterização e metrologia de nanomateriais desenvolvido no Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno (CTNano) da UFMG foi aprovado em chamada pública da Fapemig e receberá o segundo maior aporte financeiro entre todos os contemplados. A proposta foi selecionada na Chamada Fapemig/Sedemg – Laboratórios Certificadores, iniciativa voltada ao fortalecimento da infraestrutura tecnológica e da capacidade de certificação em Minas Gerais.
A chamada recebeu 117 propostas de todo o Estado. Pouco mais de 10% foram aprovadas.
O projeto é coordenado pela professora Hallen Daniel Rezende Calado, do Departamento de Química da UFMG, e tem gestão da Fundação Christiano Ottoni (FCO). Com o título “Acreditação de laboratórios do CTNano/UFMG para ações estratégicas em prol do protagonismo do estado de Minas Gerais na prestação de serviços de caracterização e metrologia de materiais e de saúde, meio ambiente e segurança”, a proposta viabilizará a certificação de equipamentos centrais para a análise de nanomateriais, entre eles plataformas de espectroscopia Raman, análise térmica, FTIR e BET. O projeto também inclui protocolos da frente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) do CTNano, sob gestão do professor Ary Correa, do Instituto de Ciências Biológicas.
Para a coordenadora, o impacto vai além do laboratório. “Essa conquista fortalece não apenas o CTNano/UFMG, mas toda a cadeia produtiva dos nanotubos de carbono, grafenos e outros nanomateriais no Brasil, ampliando a confiabilidade metrológica, a rastreabilidade e a conformidade técnica necessárias para a inserção competitiva em mercados de alta tecnologia”, afirma a professora Hallen Calado.
A caracterização e a metrologia de nanomateriais são consideradas etapas críticas para garantir qualidade, segurança e desempenho de produtos que utilizam esses elementos, além de reduzir custos de produção e assegurar conformidade com normas técnicas.
Norma nacional
O projeto se soma a outra frente de atuação do grupo. Desde 2021, a professora Hallen Calado e a supervisora de sua equipe, a professora Luiza de Lazari, integram grupos de trabalho do Comitê ABNT/CEE-089, comissão responsável pelo desenvolvimento, tradução e adaptação da primeira norma nacional para nanotecnologia e grafeno no Brasil, a ABNT ISO/TS 21356-1.
Ouça a rádio de Minas